
Segundo a psicóloga Leslye Barbosa César, o tatagrama consiste em uma técnica de auto-conhecimento, que usa através do boneco de pano da cultura popular do Ceará. A professora Elisete Leite Garcia, psicóloga e psicodramatista é autora do método e promove cursos em São Paulo, a respeito da técnica do tatadrama. O método tem suas raízes, na teoria do brincar, psicodrama, teoria dos cinco sentidos, psicologia Reichiana e psicanálise. De forma lúdica e com suavidade o participante se envolve neste auto conhecimento e reconhecimento de seus potenciais e fortalece o que tem de melhor em suas características. A técnica pode ser indicada a pessoas que têm uma patologia e também para aquelas que buscam se conhecer melhor e melhorar o relacionamento com o outro.
O Tatadrama é baseado na frase atribuída a Platão: "Voacê pode descobrir mais sobre uma pessoa em uma hora de brincadeira do que em um ano de conversa". Além disso, o brincar está envolvido com o crescimento, o desenvolvimento e o valor educacional em nossa cultura.
O Tatadrama segue as três etapas do Psicodrama: aquecimento, dramatização e compartilhamento. Tata-drama remete ao tupi, em que tatá significa transformação. De uma coleção variada de bonecas, cada participante escolhe uma que tenha a ver consigo. Leslye diz que o tatagrama consiste em técnica de auto-conhecimento.
A pessoa provoca uma transformação nesse boneco e à medida que transforma o boneco ele transforma suas próprias emoções.
Serviço
A psicóloga atende no consultório à Rua Ponta Porã 2135 (Clínica São Rafael). O telefone é o 9243-5095.