Dourados – MS quinta, 28 de março de 2024
20º
Renove sua CNH
Tratamento

Psicóloga usa bonecos de panos do Ceará em terapia

16 Abr 2016 - 06h00
Leslye Barbosa César utiliza o método inovador em Dourados. - Crédito: Foto: César CordeiroLeslye Barbosa César utiliza o método inovador em Dourados. - Crédito: Foto: César Cordeiro
O Tatadrama é um método inovador da psicologia, com a utilização da boneca de pano do folclore brasileiro. A customização dos bonecos possibilita aos pacientes contextualizar suas necessidades, interagir consigo mesmos e se redescobrir. Uma psicóloga de Dourados vem utilizando esta técnica inédita na cidade com bonecos de pano oriundos de Crato no Ceará.


Segundo a psicóloga Leslye Barbosa César, o tatagrama consiste em uma técnica de auto-conhecimento, que usa através do boneco de pano da cultura popular do Ceará. A professora Elisete Leite Garcia, psicóloga e psicodramatista é autora do método e promove cursos em São Paulo, a respeito da técnica do tatadrama. O método tem suas raízes, na teoria do brincar, psicodrama, teoria dos cinco sentidos, psicologia Reichiana e psicanálise. De forma lúdica e com suavidade o participante se envolve neste auto conhecimento e reconhecimento de seus potenciais e fortalece o que tem de melhor em suas características. A técnica pode ser indicada a pessoas que têm uma patologia e também para aquelas que buscam se conhecer melhor e melhorar o relacionamento com o outro.


O Tatadrama é baseado na frase atribuída a Platão: "Voacê pode descobrir mais sobre uma pessoa em uma hora de brincadeira do que em um ano de conversa". Além disso, o brincar está envolvido com o crescimento, o desenvolvimento e o valor educacional em nossa cultura.


O Tatadrama segue as três etapas do Psicodrama: aquecimento, dramatização e compartilhamento. Tata-drama remete ao tupi, em que tatá significa transformação. De uma coleção variada de bonecas, cada participante escolhe uma que tenha a ver consigo. Leslye diz que o tatagrama consiste em técnica de auto-conhecimento.


A pessoa provoca uma transformação nesse boneco e à medida que transforma o boneco ele transforma suas próprias emoções.

Serviço


A psicóloga atende no consultório à Rua Ponta Porã 2135 (Clínica São Rafael). O telefone é o 9243-5095.

Deixe seu Comentário