Dourados – MS sexta, 19 de abril de 2024
15º
Dia-a-Dia

Programa Bem Viver previne estresse

26 Mai 2011 - 22h33
Atividades recreativas e manuais realizadas ontem ajudam a combater o estresse - Crédito: Foto: Hédio Fazan/PROGRESSOAtividades recreativas e manuais realizadas ontem ajudam a combater o estresse - Crédito: Foto: Hédio Fazan/PROGRESSO
DOURADOS – Dezenas de pessoas participaram ontem, na Praça Antônio João, em Dourados, das atividades que marcaram o encerramento da Semana de Combate ao Estresse, promovida pelo Programa de Medicina Preventiva Bem Viver da Unimed. A maioria absoluta do público era formada por pessoas da terceira idade que encontraram nas atividades recreativas de lazer e de esportes uma forma de melhorar a qualidade de vida a partir do momento em que reduziram o consumo de medicamentos de uso contínuo, as consultas médicas e, principalmente, as internações hospitalares.

Mayara Fabbro Francelino, fisioterapeuta do Programa Bem Viver, enfatiza que a participação do público surpreendeu as equipes e que as pessoas foram à praça para receber informações sobre o estresse, as formas de identificação da doença e a importância da prática de atividades físicas para garantir o equilíbrio corpo-mente. “O estresse é uma situação de perigo quando o próprio organismo arma-se e lança no sangue uma série de hormônios, como a adrenalina e o cortisol, mas chega uma hora em que o organismo fica debilitado e nesse momento é importante que as pessoas participem de atividades como essa que estamos realizando hoje na Praça Antônio João”, explica Mayara.

Ela salienta que o estresse é o principal culpado por distúrbios intestinais, queda de cabelo, dores de cabeça, irritabilidade, dores musculares e aumento da pressão arterial. “Por isso, investir em atividades de relaxamento, lazer e esportes é importante porque essas práticas são responsáveis por sensações de prazer e bem estar, combatendo as consequências negativas do estresse”, argumenta.

A aposentada Mariete Melo não perdeu a chance de participar das atividades promovidas dentro da Semana de Combate ao Estresse, promovida pelo Programa de Medicina Preventiva Bem Viver. “Sempre marco presença nas iniciativas do Bem Viver e posso assegurar que esse programa foi uma das melhores coisas que aconteceram na minha vida nos últimos anos, já que melhorou minha autoestima, afastou todo sintoma de depressão e ainda reduziu o consumo que eu fazia de medicamentos”, atesta. “Graças ao Bem Viver, hoje vivo melhor, me alimento melhor e sou mais feliz”, concluiu.

O depoimento dela é avalizado por Irene Ruiz Michelini, que também participa do Programa de Medicina Preventiva Bem Viver. “Foi uma iniciativa esplêndida da Unimed, já que transformou para melhor não apenas a minha vida, mas de todas as pessoas que participam das atividades”, revela. “Nosso astral está melhor e sempre que atividades do Bem Viver são desenvolvidas eu participo porque sei que ficarei mais feliz”, conclui.

Para Nadir Nogueira Farias a iniciativa da Unimed Dourados em promover o Programa de Medicina Preventiva Bem Viver é digna de elogios. “Além da equipe ser muito capacitada e atenciosa com todos que participam das atividades, esse programa preventivo fez com que eu diminuísse todos os medicamentos que eu tomava”, conta. “Sofria com problemas ortopédicos e hoje faço até atividade física sem sofrimento, reduzi o número de consultas e estou vivendo muito mais feliz”, atesta Nadir.

A Semana de Combate ao Estresse, promovida pelo Programa de Medicina Preventiva Bem Viver da Unimed foi encerrada ontem com um aulão de relaxamento e atividades de ginástica e alongamento na Praça Antônio João.

“Realizamos atividades preventivas todos os meses, sempre acompanhando o calendário do Ministério da Saúde, tanto que no próximo mês vamos desenvolver uma campanha de combate ao colesterol”, finaliza Mayara Fabbro Francelino.

Deixe seu Comentário