Dourados – MS sexta, 07 de agosto de 2020
Dourados
31º max
15º min
Segurança e Saúde JBS
Educação

Professora ensina matemática com jogos e aumenta interesse

28 Jun 2016 - 08h42Por Paulo de Araújo Do Progresso
Aprender a calcular uma equação matemática pode ser difícil para alguns alunos e fácil para outros. Então, para diminuir estas dificuldades, a professora Érica Melissa Ottersbach experimentou o uso de jogos no ensino de equações de 1° grau e teve bons resultados, provocando a melhora na aprendizagem e no rendimento dos alunos. A pesquisa foi desenvolvida no Mestrado Profissional em Matemática (ProfMat), na Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS).

Equações "são igualdades que contém pelo menos uma letra, chamada de incógnita, que representa um número desconhecido", segundo definição do livro Tudo é Matemática (DANTE, 2009). Por exemplo: x + 5 = 15 | x = 15 – 5 | x = 10.

A mestre, orientada pela professora Drª. Maristela Missio, aplicou dois jogos com a turma do 7º ano, do período matutino, de uma escola estadual de Dourados: "Jogo das Equações" (um quebra-cabeça) e "Labirinto das Equações" (jogado no computador).

Conforme explica Érica Ottersbach, "O jogo das Equações" se trata de um quebra cabeça que possui equações que podem ser alteradas conforme a necessidade. As peças devem ser montadas de maneira que ao final de sua execução, forme um quadrado, formado por 16 quadrados menores, que se encaixam formando um quadrado de 4 por 4.

No primeiro momento da execução do jogo, o aluno deve construir o quadrado com as equações para em seguida recortá-lo. Feito isso, as peças devem ser embaralhadas de maneira que o aluno construa novamente o quadrado a partir das equações, resolvendo as equações e encaixando no seu resultado.

"Observei, que com a aplicação dessa atividade lúdica, os educandos foram obrigados a trocar o comodismo de apenas copiar a matéria no caderno, para discutirem, entre si, como eles poderiam resolver aquelas equações", observou a professora.

Também foi aplicado o "Jogo do Labirinto das Equações", que por se tratar de um jogo tecnológico, foi executado, individualmente, na Sala de Tecnologia Educacional. O jogo tem por finalidade que o aluno resolva a equação rapidamente, onde o objetivo do jogador resume-se em prosseguir no labirinto, levando o menino para o labirinto seguinte, isto levando em conta o tempo em que as respostas possíveis ficam disponíveis na tela.

Antes da professora aplicar os jogos, o conteúdo de equação de 1º grau foi lecionado de forma tradicional e após este momento os alunos passaram por uma avaliação, que resultou em apenas 25% da sala com notas acima da média. Após as experiências nos dois jogos foi aplicada uma nova avaliação e nesta, 62,5% dos alunos ficaram com notas acima da média.

"Com os resultados, comprova-se que as atividades lúdicas podem, sim, serem eficazes ferramentas auxiliares dos educadores na hora de lecionar o conteúdo de equação de 1º grau com uma incógnita, pois os números mostram que os alunos tiveram uma melhor absorção do conteúdo estudado", conclui a mestre.


Para acessar o jogo Labirinto das Equações entre no endereço:https://sites.google.com/site/profclarissamat/labirinto-das-equacoes

Para conferir as instruções do Jogo das Equações acesse: http://profmatjeane.blogspot.com.br/2012/09/jogo-das-equacoes.html

Deixe seu Comentário