Equações "são igualdades que contém pelo menos uma letra, chamada de incógnita, que representa um número desconhecido", segundo definição do livro Tudo é Matemática (DANTE, 2009). Por exemplo: x + 5 = 15 | x = 15 – 5 | x = 10.
A mestre, orientada pela professora Drª. Maristela Missio, aplicou dois jogos com a turma do 7º ano, do perÃodo matutino, de uma escola estadual de Dourados: "Jogo das Equações" (um quebra-cabeça) e "Labirinto das Equações" (jogado no computador).
Conforme explica Érica Ottersbach, "O jogo das Equações" se trata de um quebra cabeça que possui equações que podem ser alteradas conforme a necessidade. As peças devem ser montadas de maneira que ao final de sua execução, forme um quadrado, formado por 16 quadrados menores, que se encaixam formando um quadrado de 4 por 4.
No primeiro momento da execução do jogo, o aluno deve construir o quadrado com as equações para em seguida recortá-lo. Feito isso, as peças devem ser embaralhadas de maneira que o aluno construa novamente o quadrado a partir das equações, resolvendo as equações e encaixando no seu resultado.
"Observei, que com a aplicação dessa atividade lúdica, os educandos foram obrigados a trocar o comodismo de apenas copiar a matéria no caderno, para discutirem, entre si, como eles poderiam resolver aquelas equações", observou a professora.
Também foi aplicado o "Jogo do Labirinto das Equações", que por se tratar de um jogo tecnológico, foi executado, individualmente, na Sala de Tecnologia Educacional. O jogo tem por finalidade que o aluno resolva a equação rapidamente, onde o objetivo do jogador resume-se em prosseguir no labirinto, levando o menino para o labirinto seguinte, isto levando em conta o tempo em que as respostas possÃveis ficam disponÃveis na tela.
Antes da professora aplicar os jogos, o conteúdo de equação de 1º grau foi lecionado de forma tradicional e após este momento os alunos passaram por uma avaliação, que resultou em apenas 25% da sala com notas acima da média. Após as experiências nos dois jogos foi aplicada uma nova avaliação e nesta, 62,5% dos alunos ficaram com notas acima da média.
"Com os resultados, comprova-se que as atividades lúdicas podem, sim, serem eficazes ferramentas auxiliares dos educadores na hora de lecionar o conteúdo de equação de 1º grau com uma incógnita, pois os números mostram que os alunos tiveram uma melhor absorção do conteúdo estudado", conclui a mestre.
Para acessar o jogo Labirinto das Equações entre no endereço:https://sites.google.com/site/profclarissamat/labirinto-das-equacoes
Para conferir as instruções do Jogo das Equações acesse: http://profmatjeane.blogspot.com.br/2012/09/jogo-das-equacoes.html