Dourados – MS quinta, 28 de março de 2024
26º
Renove sua CNH
Dourados

Procura por mamografia é maior que a oferta do exame

13 Abr 2016 - 09h17
Carreta do Hospital do Câncer de Barretos fica em Dourados até domingo
Foto: Flávio Verão - Carreta do Hospital do Câncer de Barretos fica em Dourados até domingo Foto: Flávio Verão -
A procura por exame de mamografia é grande em Dourados. Desde segunda-feira, quando a carreta do Hospital do Câncer de Barretos chegou na cidade, na praça Antônio João, centenas de mulheres passaram pelo local em busca de informações e de interesse de fazer o exame.

Mas como somente mulheres com pedidos já agendados pelo posto de saúde farão o exame - elas são selecionadas pela Secretaria de Saúde - quem ficar de fora da lista terá que aguardar. É o caso da dona de Casa Maria Ribeiro, 46 anos.

"Passei por consulta no posto de saúde mês passado e o médico pediu o exame. Até agora não fui informada se farei ou não o exame, aqui na praça ou na caravana da saúde, no complexo Jorjão. Pelo jeito não vou fazer o exame porque não tenho informação se meu nome vai entrar na lista", disse ela, que na manhã desta quarta-feira procurou a carreta do Hospital de Barretos.

Na praça estão sendo oferecidos mamografia e preventivo, único exame que não precisa ser agendado, basta a mulher se dirigir até a carreta com documentos pessoais (RG, CPF, comprovante de residência e cartão do SUS, original e cópia), fazer cadastro e realizar o exame na hora. O resultado sai em até 40 dias.

Paula Leite Perrupato, coordenadora do Hospital do Câncer de Barretos em Dourados, diz que seria necessário mais carretas para dar conta da procura. "São muitas mulheres que nos procuram em busca de interesse de fazer o exame. Realmente a procura supera a oferta de exames", afirma.

Ainda assim, algumas pacientes que tiveram a mamografia agendada não compareceram. Ontem, por exemplo, três delas não foram, não sendo permitido pela Secretaria de Saúde encaixar outra pessoa no lugar. Cerca de 50 mamografias estão sendo feito por dia na carreta de Barretos, que fica na praça até amanhã (14), até às 12h, e depois segue para o complexo Jorjão, no Jardim Água Boa, onde se juntará com a Caravana da Saúde, do governo do estado.

Deixe seu Comentário