Dourados – MS terça, 16 de abril de 2024
22º
Dia-a-Dia

Procon apresenta gráfico com maiores reclamações em 2015

15 Mar 2016 - 11h15
Ação realizada pelo Procon nesta terça-feira - Crédito: 15Ação realizada pelo Procon nesta terça-feira - Crédito: 15
O Procon (Programa Municipal de Defesa do Consumidor) da Prefeitura de Dourados realiza nesta terça-feira (15), uma grande ação idealizada para o O Dia Internacional do Consumidor, na Praça Antonio João. As atividades começaram às 8h e vão até às 13h.

"Sendo o Dia Mundial do Consumidor, nós achamos importante as ações como a de hoje, pois elas orientam o consumidor quanto aos seus direitos e deveres", falou Fabiane Vieira, representante do Procon.

"Queremos sempre que os consumidores tenham uma grande harmonia entre as relações consumistas, para que sejam sempre justas e equilibradas, todos nós brasileiros, ou toda a população mundial é consumista, e nós lutamos pelos direitos de cada um dos brasileiros, queremos um mercado de trocas um pouco mais calmo para todos", afirmou.

Um dos projetos de 2016 idealizados pelo Procon é o ‘De Olho na Validade’, o projeto visa ajudar o consumidor a verificar a validade dos produtos, se visto que o produto vencido de ser um crime consumista, também pode trazer um inevitável risco de saúde. Com isso, o Procon tenta trazer uma rigorosa orientação para que os vendedores não vendam produtos com validade vencida, e que os consumidores não comprem.

"Temos outro projeto que é o Saindo do Sufoco, esse projeto servirá para uma reorganização de débitos na vida de um consumidor. Seis milhões de brasileiros estão endividados, assim, o Procon, com esta realidade, faz ações de negociação de débitos para auxiliar os consumistas no equilíbrio do orçamento doméstico, lembrando que 26,6% das reclamações no Procon de Dourados estão ligadas a algum tipo de instituição financeira", afirmou Fabiane.

Segundo os representantes do Procon, todas as empresas de telefonia móvel deram problemas aos seus consumidores no decorrer dos anos. Seguindo a linha, algumas fabricantes de celular também trouxeram problemas aos seus consumidores, especialmente no ano de 2015.

De 1º de Janeiro a 31 de Dezembro de 2015, foram mais de 7.800 atendimentos no Procon Municipal da Cidade de Dourados, sendo que o líder de atendimentos para auxílio foi a área de serviços essenciais que chegou a 2603 atendimentos.

No ranking de reclamação, quem liderou foi a Energisa MS – Distribuidora de Enersia SA, com 204 reclamações e uma média de 6,50%, seguindo pela Caixa Econômica Federal, que obteve 88 reclamações e uma média de 2.80%, sendo seguida pela Via Varejo S/A que obteve o total de 82 reclamações e uma média de 2,61%. A Magazine Luiza S/A obteve 75 reclamações, com uma média de 2,39%, sendo seguida pela Empresa de Saneamento de Mato Grosso do Sul S.A – Sanesul, que veio a ter 73 com a porcentagem de 2.33%.

Carlos Augusto (Especial para O Progresso)

Deixe seu Comentário