Dourados – MS sábado, 20 de abril de 2024
15º
Dia-a-Dia

Primeiro pároco da São João Batista é homenageado com Memorial

17 Nov 2015 - 09h45Por Do Progresso
Memorial é homenagem ao fundador da São João Batista. - Crédito: Foto: Hélder LimaMemorial é homenagem ao fundador da São João Batista. - Crédito: Foto: Hélder Lima
Durante Celebração Eucarística no domingo, dia 15, o atual pároco padre Alberto inaugurou o Memorial Padre Manuel Farinha Costa. O Memorial, faz homenagem ao primeiro pároco e fundador, que lutou para que a Paróquia São João Batista se tornasse instrumento de evangelização. “Resolvi construir o Memorial, uma vez que ele foi o fundador e fez muito pelo povo da época, até hoje ele é lembrado, não só pelas obras físicas, mas também pelas obras espirituais”, diz.

O pároco diz ainda que a ideia de homenagear o Padre Manuel surgiu durante uma viagem, e que em junho deste ano, o projeto e a obra tiveram início, sendo finalizada este mês.

Generval ou “Batata”, como é conhecido, falou um pouco do primeiro pároco, destacando as dificuldades enfrentadas para construir a paróquia. “Padre Manuel era pequeno na estatura, porém grande na sabedoria, ele logo deu início às obras da construção da Capela que hoje é o ‘Salão do Tio João’, logo depois começou a construção da atual igreja. Padre Manuel tinha sede e sentia a necessidade de evangelizar a todos”.

Seo Generval acompanhou de perto a luta pela construção da paróquia, vendo as dificuldades enfrentadas, e também até o último suspiro do seu fundador, que no dia 24 de janeiro de 2000 retornou para a Casa do Pai.
Batata também lembrou o fato da paróquia já ter recebido dois padres estrangeiros, começando pelo seu fundador, o referido Padre Manuel, e o atual pároco, padre Alberto que é de nacionalidade alemã.

O que marca a passagem dos dois padres é a sede de transformar a paróquia, dando uma melhor estrutura, mas principalmente no engajamento de transformar os corações dos paroquianos.
Durante o descerramento da placa foi rezado um Pai Nosso e uma Ave-Maria, a emoção tomou conta dos paroquianos presentes.

O Memorial marca o último ato realizado pelo pároco, padre Alberto, que está na paróquia há quase nove anos, mas que no próximo dia 22 ele celebra sua última Missa, às 19h e segue para Caarapó, no dia 24, onde tomará posse na paróquia Bom Jesus, no dia 29, às 7h.

Deixe seu Comentário