Dourados – MS sexta, 19 de abril de 2024
26º
Evento

Primeira infância será debatida sexta e sábado na Câmara de Vereadores

21 Jul 2016 - 17h07
Reprodução do cartaz de divulgação do seminário que acontecerá semana que vem em Dourados. - Reprodução do cartaz de divulgação do seminário que acontecerá semana que vem em Dourados. -
O "Marco Legal da Primeira Infância", a Lei 13.257/2016, que propõe diretrizes e políticas públicas para as crianças de zero a seis anos é o tema de seminário que será realizado neste final de semana em Dourados. O evento, aberto à comunidade, acontecerá sexta e sábado (22 e 23) na Câmara de Vereadores, numa iniciativa do deputado federal Geraldo Resende (PSDB/MS), e da Frente Parlamentar da Primeira Infância, com apoio de diversas instituições.


A abertura do evento será feita com uma palestra proferida pelo ministro Osmar Terra, do Desenvolvimento Social e Agrário, criador da Frente Parlamentar da Primeira Infância, na sexta-feira às 19h40. O senador José Medeiros (PSD-MT), atual presidente da frente, também fará uma palestra, no sábado.


Toda a sociedade douradense está sendo convidada para o evento, principalmente pais, professores, médicos, profissionais da área do Direito, Assistência Social e demais pessoas envolvidos com as áreas de educação, saúde, psicologia, entre outras.

"O objetivo principal é contribuir para a adequada aplicação da Lei 13.257/2016", afirma o idealizador do Seminário, deputado federal Geraldo Resende.


Segundo o parlamentar, que também é médico, a Primeira Infância é o período que vai desde a concepção até os seis anos de idade. "Estudos tem demonstrado que quanto melhores forem as condições para o desenvolvimento nessa faixa de idade, maiores são as chances de que as pessoas se tornem adultas mais equilibradas e preparadas para a vida", explica.


Marco Legal


A primeira palestra será dia 22, às 19h40, proferida pelo deputado federal licenciado Osmar Terra, atualmente ministro de Estado do Desenvolvimento Social e Agrário. Ele falará sobre "A importância da primeira infância e a trajetória de construção do Marco Legal da Primeira Infância".


No sábado (23), acontecerá a palestra do senador José Medeiros, às 10h15, abordando o tema: "Impactos familiares dos vínculos afetivos. Ele é presidente em exercício da Frente Parlamentar Mista da Primeira Infância. Na sequência, haverá a apresentação da Lei 13.257, de 2016, pela doutora Ivânia Ghest, assessora do ministro Osmar Terra, cuja palestra será seguida de debates.


Além das palestras, o seminário constará, no sábado, a partir das 8h30, da apresentação de um filme-documentário intitulado "O Começo da Vida", que retrata a importância dos primeiros anos de vida na formação de cada pessoa. O vídeo será analisado pela doutora Anelise Timm, Analista de Conhecimento Aplicado da Fundação Maria Cecília Souto Vidigal.


Ao final do evento será proposta a realização de um "Pacto Douradense pela Primeira Infância" com base nas ações previstas na nova legislação, tais como a criação do Comitê Estadual da Primeira Infância e os Comitês Municipais.


O seminário conta com o apoio da Fundação Maria Cecília Souto Vidigal, da Prefeitura de Dourados, Câmara de Vereadores, Senado Federal, Governo do Estado, Secretaria de Estado de Educação (SES), Secretaria Estadual de Saúde (SES), UNICEF e o Conselho Tutelar.

Deixe seu Comentário