Dourados – MS sexta, 29 de março de 2024
25º
Renove sua CNH
Obras

Prefeitura recupera estradas e beneficia 151 produtores rurais

20 Abr 2016 - 06h00
Prefeitura trabalha na recuperação das estradas do Lagoa Grande. - Crédito: Foto: DivulgaçãoPrefeitura trabalha na recuperação das estradas do Lagoa Grande. - Crédito: Foto: Divulgação
A Prefeitura está recuperando estradas do interior do Assentamento Lagoa Grande, o maior de Dourados, no distrito de Itahum. São 40 quilômetros que dão acesso a 151 pequenas propriedades rurais, que produzem leite, carne, cereais, frutas e verduras.


A ação faz parte da força tarefa do prefeito Murilo para recuperar as estradas, muita afetadas por um período de cinco meses de chuvas intensas, registrando recordes históricos de precipitação pluviométrica. A recuperação das estradas é um trabalho de parceria através das secretarias de Infraestrutura e Desenvolvimento e Agricultura Familiar e Economia Solidária.


No Lagoa Grande, assentamento que tem uma área de 4.111 hectares, o trabalho consiste no patrolamento dos trechos que estão em melhor condição, patrolamento e cascalhamento de trechos mais esburacos e recuperação completa das áreas críticas.


De acordo com o engenheiro civil Ademar Fernandes de Souza, superintendente de Infra-Estrutura e Urbanismo da Secretaria de Infraestrutura e Desenvolvimento, nos locais onde o lençol freático é mais próximo está sendo feito o envaletamento para o desvio das águas das minas.


Assim que leito da estrada ficar seco é feito o levantamento do aterro da estrada, cascalhamento e nivelamento. No trabalho estão sendo empregados motoniveladoras, pá carregadeira, envaletadeira e caminhões.


O engenheiro explica que em alguns pontos o trabalho completo vai demorar em torno de 40 dias. Ele pede para que os moradores tenham paciência, uma vez que um trabalho bem feito, para resolver o problema, requer mais tempo já que o lençol freático continua próximo da superfície em Dourados por conta do grande período de chuvas. Dessa forma continua minando água em vários locais.


Landimark Ferreira Rios, secretário da Secretaria de Agricultura Familiar e Economia Solidária (Semafes) destaca a importância do assentamento na produção de alimentos para a mesa da família douradense. "O prefeito Murilo tem o maior zelo com a produção no campo e através da Semafes e do setor de obras tem investido muito para dar a melhor condição ao produtor; o Lagoa Grande está recebendo um serviço de qualidade".


A Prefeitura vem desenvolvendo um trabalho persistente para recuperar os estragos de cinco meses de chuvas. O município tem uma malha de 1.800 quilômetros de estradas vicinais, a maioria absoluta de solo argiloso. Vários trechos de estadas que foram danificados já estão completamente recuperados, entre eles os da Fazenda Mya, Formosa, Rincão, Panambí (Travessão do Renato), Macaúba (Travessão do Figueira, Travessão dos Matos, Travessão da Fazenda Descanso), Picadinha (parte), Caio Brandão, Barra Dourada e Ilha das Cobras.


O engenheiro Ademar explica que em alguns pontos específicos o trabalho de recuperação ainda não foi possível por conta das minas de água que ainda afloram.Há casos críticos em que ainda não é possível entrar com as máquinas, porque, se mexer com o solo, a situação piora.

Deixe seu Comentário