Dourados – MS quinta, 18 de abril de 2024
17º
Dia-a-Dia

Prefeitura realiza ação hoje junto com o Exército

13 Fev 2016 - 07h00
Durante as ações da força-tarefa, focos do mosquito encontrados são eliminados  com larvicida. - Crédito: Foto: DivulgaçãoDurante as ações da força-tarefa, focos do mosquito encontrados são eliminados com larvicida. - Crédito: Foto: Divulgação
A prefeitura de Dourados vai colaborar com o Exército durante o “Dia Nacional do Esclarecimento”, que será realizado hoje em todo País. Em Dourados, pelo menos 600 soldados da 4ª Brigada de Cavalaria Mecanizada estarão nas ruas, em pontos estratégicos, fazendo esclarecimentos à população.


A prefeitura vai disponibilizar cem agentes de endemias e agentes comunitários que vão fazer panfletagem nas imediações da Praça Antônio João, Shopping Avenida Center, entre outros locais. A ação da “guerra” contra o Aedes ainda vai mobilizar outros parceiros, como a Guarda Municipal, Agetran (Agência Municipal de Transporte e Trânsito), Polícia Militar, Civil, Corpo de Bombeiros, universidades, como Uems (Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul), UFGD (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul) e Unigran.


Força-tarefa - A prefeitura vem trabalhando num ‘esforço concentrado’ desde janeiro no combate ao mosquito Aedes aegypti. Só no mês de janeiro foram pelo menos 50 mil imóveis inspecionados pelos agentes de endemias do CCZ (Centro de Controle de Zoonozes) e diversos parceiros, como a Semsur (Secretaria Municipal de Serviços Urbanos), Exército, Polícia Militar, Guarda Municipal e Corpo de Bombeiros e entidades, como a Aced (Associação Comercial e Empresarial de Dourados).


Durante a semana do Carnaval foram inspecionados quase cinco mil imóveis nos quais localizados 79 ou 1,60% focos do mosquito transmissor da dengue, chikungunya e zica.

Focos


A coordenadora do CCZ, a bióloga Rosana Alexandre da Silva lembra que os focos dos mosquitos estão sendo localizados nos locais mais inusitados, ou seja, naqueles onde as pessoas nem imaginam, como nas fossas sépticas, por exemplo. Ela explica que é comum encontrar focos do Aedes nestes locais. “Normalmente a gente imagina que o mosquito procura se reproduzir em água limpa e parada, mas pelo que temos encontrado, demonstra ao contrário, o mosquito está cada vez mais dinâmico”, diz a bióloga.


Ela explica que as fossas cépticas devem ficar bem vedadas para evitar que a fêmea do mosquito entre para por seus ovos.


Outros locais em que o mosquito costuma se reproduzir são nas bandejas atrás das geladeiras, que por não serem vistas com frequência, normalmente, são esquecidas.


Telhados, calhas e lajes também devem ser verificados com frequência, bem como as piscinas, inclusive as de plástico, onde as crianças costumam brincar nos finais de semana.


Outros locais são em ralos de varanda e banheiro; vasos de banheiros pouco freqüentados; as bromélias que costumam acumular água em suas folhas; tampinhas de garrafas e até mesmo, casquinhas vazias de caramujos.


Outras indicações é colocar areia no prato dos vasos de plantas; manter saco de lixo bem fechado e fora do alcance de animais até o recolhimento pelo serviço de limpeza urbana; não joguar lixo em terrenos baldios; guardar as garrafas vazias sempre de cabeça para baixo e de preferência em local coberto.

Deixe seu Comentário