Dourados – MS quinta, 28 de março de 2024
30º
Renove sua CNH
TOCHA

Prefeitura atua garantindo segurança no Revezamento da Tocha

21 Jun 2016 - 14h40
Sistema de monitoramento móvel também será usado no Revezamento da Tocha em Dourado. - Crédito: Foto: AssecomSistema de monitoramento móvel também será usado no Revezamento da Tocha em Dourado. - Crédito: Foto: Assecom
Para garantir a tranquilidade durante o Revezamento da Tocha Olímpica em Dourados que acontece domingo (26), e o cumprimento da portaria que estabelece as regras de trânsito para essa data, a Prefeitura de Dourados através da Guarda Municipal montou uma estratégia diferenciada integrada aos demais órgãos de segurança. As medidas atendem ao que é exigido pelo comitê olímpico.

"São várias frentes de trabalho para garantir a segurança. Tem a parte que é de responsabilidade do próprio Comitê, e algumas exigências que foram repassadas para que o município adotasse as providências, e estamos atuando", explicou o comandante da Guarda Municipal, João Vicente Chencarek.

Essa semana, são instaladas mais câmeras de segurança na praça Antônio João para ampliar o monitoramento neste espaço, que vai receber a cerimônia de celebração com acendimento da pira e shows no domingo. O local, que já possuía três equipamentos, passará a contar com mais sete, ou seja, terá um total de 10 câmeras.
Além disso, será usado na praça um ônibus que possui quatro câmeras externas e uma central móvel de monitoramento. A Guarda Municipal ainda possui uma central em sua sede e terá outra em seu posto central na praça Antônio João, cujo acesso será disponibilizado também à equipe de segurança do comitê olímpico nacional e demais órgãos de segurança parceiros.

"Com essa estrutura não vai haver ponto cego na praça. Tudo será registrado e vamos armazenar as imagens, caso seja necessário para uso posterior", explica o comandante da Guarda Municipal. A previsão é já usar esse serviço ampliado na Festa Junina que começa nesta quinta-feira (23).

Ainda foi publicado pela Prefeitura de Dourados através da Agetran (Agência Municipal de Transporte e Trânsito) na sexta-feira (17), uma portaria no Diário Oficial do Município, que estabelece as regras de trânsito para a data. Haverá ação voltada a garantir o cumprimento desta.

A partir das 7h de domingo, conforme a publicação, fica proibida parada e estacionamento no trajeto da tocha olímpica. Nesse período haverá rondas preventivas da Guarda Municipal, Agetran e Polícia Militar ao longo do trajeto para evitar o descumprimento da portaria, orientar ou punir, se necessário. A multa para quem estacionar em local indevido é grave e o veículo pode ser guinchado se permanecer em local indevido.

A partir das 14h não é mais permitida a circulação nestes locais, e o reforço na segurança será ainda maior. Para o Revezamento da Tocha, previsto para acontecer a partir das 16h de domingo, haverá no perímetro urbano um esquema especial de segurança.

Em ação conjunta entre Guarda Municipal, Polícia Militar, Agetran través dos agentes de trânsito e Defesa Civil, será colocado um homem em cada esquina por onde passará o comboio. Dessa forma, sempre próximo haverá um profissional de cada órgão de segurança que pode ser acionado.

"Nós estamos trabalhando de forma a garantir que qualquer incidente ou ilícito que precise de intervenção tenha atendimento mais rápido possível. Atuamos de forma a garantir a segurança tanto para a passagem do comboio, quanto das pessoas que vão assistir ao revezamento", esclarece Chencarek.

O PERCURSO DA TOCHA

O trajeto da Tocha Olímpica em Dourados vai começar pela MS-156, na rotatória que dá acesso à Reserva Indígena, com início previsto para as 16h de domingo. Depois disso o percurso reinicia no perímetro urbano na avenida Presidente Vargas, em frente ao Parque dos Ipês.

A tocha passa de forma subsequente por trechos das ruas Ponta Porã, Albino Torraca, Olinda Pires de Almeida, João Cândido Câmara, avenida Weimar Gonçalves Torres, rua General Osório, rua Cuiabá, avenida Hayel Bon Faker, ruas Mozart Calheiros (antiga w-5), Alberto Leopoldo de La Cruz, Dorcelina Mattos Freiras, Coronel Ponciano, Marcelino Pires, Toshinobu Katayama, João Vicente Ferreira, Hayel Bon Faker novamente e avenida Joaquim Teixeira Alves.

A chegada é na praça Antônio João, com previsão para acendimento da pira por volta das às 19h. Nesse local além dessa cerimônia, haverá ainda apresentação de artistas locais para a população. Serão eles a banda Trajeto 2 e Grupo Trancão. Depois disso, a tocha segue para pernoite em hotel da cidade.

Um mapa detalhado com rota da tocha e um vídeo que mostra por onde o símbolo das olimpíadas vai passar, podem ser vistos através da Fan Page da Prefeitura de Dourados na rede social Facebook: fb.com/prefeituradedourados. A portaria completa com as regras pode ser acessada através deste link: http://do.dourados.ms.gov.br/wp-content/uploads/2016/06/17-06-20161.pdf. Todas as informações relacionadas à passagem da Tocha Olímpica por Dourados também podem ser acompanhadas diariamente pelo portal da Prefeitura de Dourados: www.dourados.ms.gov.br.

Deixe seu Comentário