Dourados – MS quarta, 24 de abril de 2024
25º
AVANÇOS

Prefeito Murilo destaca avanços da agricultura familiar em Dourados

24 Mai 2016 - 09h20
Murilo com o governador neste fim de semana na Expoagro. - Crédito: Foto: A. FrotaMurilo com o governador neste fim de semana na Expoagro. - Crédito: Foto: A. Frota
O prefeito Murilo acompanhou a visita do governador Reinaldo Azambuja à 52ª Expoagro na noite desta sexta-feira (20). Durante cerimônia de assinatura de decretos que incentivam o setor produtivo, o prefeito de Dourados destacou a importância do ato e relatou avanços que o município promove para incentivar a agricultura familiar.

Fazendo um retrospecto de seus cinco anos de mandato, já que este ano finda sua atuação como prefeito, ele lembra que com gestão eficiente é possível fazer muito pelos pequenos produtores, como o município tem feito. Lembra ainda que cumpriu todos seus compromissos com este setor.

Em sua administração foi criada a Secretaria de Agricultura Familiar e Economia Solidária. Nesta área, foram escrituradas as propriedades das agrovilas, num trabalho em parceria com o deputado Zé Teixeira na Assembleia Legislativa e homologação do governador. "Nós pudemos escriturar produtores que estavam há mais de 20 anos trabalhando e não tinham escritura de sua propriedade. Como vai produzir sem ter os documentos? Então nós criamos todo esse ambiente para os pequenos produtores", relatou.

Murilo ainda lembrou que hoje grande parte da merenda escolar é composta por ingredientes produzidos pelos pequenos produtores da agricultura familiar, incluindo os assentados. Lembrou ainda que ampliou um mercado importante, com a criação de feiras que hoje acontecem quase todos os dias na cidade. Além disso, criou condições para construção de uma feira livre com condições para que os produtores se sintam num lugar preparado e com melhor acesso à população.

Outra ação que contou com atuação fundamental de sua gestão, houve a troca de todas as pontes de madeira na área rural pela construção de pontos de concreto, beneficiando principalmente o acesso aos assentamentos. Dessa forma, o produtor pode ter tranquilidade em fazer sua colheita e trafegar com segurança nas estradas rurais. "É esse compromisso que temos que ter, compromisso com quem produz, com que trabalha, com quem luta nesse Estado. É muito importante ter gestão e ter confiança", relatou.

O prefeito ainda relatou que muitos falam em crise e que em Mato Grosso do Sul, a crise é algo que se vê pela televisão. No entanto, lembra que quando assumiu a administração de Dourados a cidade não estava muito diferente do que se vê pelo país. Mas, com compromisso e gestão, a cidade foi resgatada e disse que vê Reinaldo nessa cartilha, de se comprometer com a população e cumprir.

Reinaldo assinou na 52ª Expoagro, decreto que reduz a alíquota de ICMS da energia elétrica para aviários e irrigação. A medida deve contribuir para expansão do setor da avicultura, principalmente em Dourados e região. A cerimônia foi no auditório do Sindicato Rural de Dourados, e contou com a presença de autoridades, representantes de entidades de classe, produtores rurais e outros.

Deixe seu Comentário