Dourados – MS sexta, 29 de março de 2024
22º
Renove sua CNH
Dia-a-Dia

Povo pode opinar no site da prefeitura sobre mobilidade

09 Dez 2015 - 09h47
Quem não respondeu ao questionário das ruas pode ir ao site. - Crédito: Foto: Chico LeiteQuem não respondeu ao questionário das ruas pode ir ao site. - Crédito: Foto: Chico Leite
A Prefeitura de Dourados vai disponibilizar esta semana no site oficial do município um link para que as pessoas possam opinar para a construção do Plano Diretor de Mobilidade Urbana. Três questionários ‘Origem e destino do transporte coletivo’, ‘Perfil dos Ciclistas’ e ‘Pesquisa Calçada Legal’ estão disponíveis.


O plano foi concebido pelo prefeito Murilo Zauith para ordenar a mobilidade urbana pelos próximos 30 anos. Para isto, a Prefeitura contratou, por meio de licitação, o escritório especializado Edson Marchioro Arquitetura, Urbanismo e Engenharia, de Caxias do Sul (RS). Depois de pronto, o plano vai para a Câmara de Vereadores para virar lei e garantir o desenvolvimento de forma correta e humana da cidade de Dourados.


Os formulários sobre a pesquisa do transporte coletivo e sobre o perfil dos ciclistas já foram aplicados na última semana de novembro em Dourados. Agora ficará disponível por um tempo na internet, juntamente com a pesquisa sobre calçadas. “O plano é um instrumento da política de desenvolvimento do município, pensado e planejado desde o início da nossa administração, que vai garantir ao longo do tempo a construção de uma nova forma de relação das pessoas com a cidade. Precisamos que as pessoas respondam as pesquisas e contribuam para o plano com o seu olhar sobre a cidade”, diz Murilo. O Plano Diretor de Mobilidade Urbana de Dourados será embasado na Lei da Mobilidade Urbana [Lei 12.587, de 03 de janeiro de 2012], que instituiu as diretrizes da Política Nacional de Mobilidade Urbana, cujo instrumento objetiva a prioridade dos modos coletivos e não motorizados de transportes, da integração entre os diferentes modais de transporte e a melhoria da acessibilidade e mobilidade de pessoas, bens e cargas nas cidades brasileiras. O plano tem como seu principal objetivo proporcionar o acesso a toda a população às oportunidades que a cidade oferece, favorecendo o exercício da cidadania.


“O Plano Diretor de Mobilidade Urbana de Dourados é um instrumento efetivo para revisar o modelo atual de cidade, apresentando recursos viáveis de ampliação do acesso à cidade e aos serviços de forma segura, autônoma e integral através da inclusão social dos cidadãos”, afirma Sílvia Nunes, arquiteta da empresa contratada. Trabalha também na coleta de dados em Dourados a arquiteta Caroline Arsego.


Esta pesquisa visa a implantação de passeios acessíveis, aprimorando a circulação das pessoas nas vias urbanas de Dourados, organizando e tornando atrativos os usos do espaços públicos na cidade.


Busca, também, adequar o transporte por bicicletas na matriz dos deslocamentos urbanos, de forma a permitir a integração com outros modais de transporte urbano. A integração da bicicleta nas ações de mobilidade urbana nas cidades vem para enriquecer o sistema de tráfego urbano, uma vez que promove a inclusão social, através do acesso democrático do espaço público e da valorização dos deslocamentos dos ciclistas.


Um dos atributos ou indicadores de desempenho de uma cidade é o seu sistema de transportes coletivo. Ele é fundamental para a estrutura e funcionamento da cidade e essencial para a vida da população. A utilização de conceitos de mobilidade sustentável para o Sistema do Transporte Coletivo Municipal é um grande desafio de planejamento urbano e se traduz em um efeito multiplicador de reflexão e de uso dos espaços urbanos.

Deixe seu Comentário