Dourados – MS sexta, 29 de março de 2024
22º
Renove sua CNH
Infração

Polícia multa condutor que não ligar farol baixo de dia

08 Jul 2016 - 19h00
PRF diz que farol baixo durante o dia pode ajudar reduzir o número de acidentes nas estradas. - Crédito: Foto: Hédio FazanPRF diz que farol baixo durante o dia pode ajudar reduzir o número de acidentes nas estradas. - Crédito: Foto: Hédio Fazan
A Polícia Rodoviária Federal (PRF) começou ontem a fiscalização nas rodovias de Mato Grosso do Sul e resto do país, para garantir o uso de farol baixo aceso durante o dia, agora obrigatório. Quem for flagrado com as luzes apagadas será multado em R$ 85,13, por infração leve, e terá quatro pontos na carteira de habilitação. De acordo com a PRF, o objetivo da medida é aumentar a segurança nas estradas, reduzindo o número de acidentes frontais.


Segundo o Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), estudos mostram que a presença de luzes acesas reduz entre 5% e 10% o número de colisões entre veículos durante o dia.


A maioria das colisões frontais é causada pela não percepção do outro veículo por parte do motorista, a tempo de reagir para evitar o acidente ou pelo julgamento errado da distância e velocidade do veículo que trafega na direção contrária em casos de ultrapassagem.


O farol baixo não pode ser substituído por farol de milha, farol de neblina ou farolete, mas o uso de faróis de rodagem diurna (DRL - Daytime Running Light), ou faróis de LED, está liberado pelo Denatran.


A lei que estabelece a medida foi sancionada pelo presidente interino Michel Temer no dia 24 de maio. O uso do farol baixo durante o dia já é exigido para ônibus, ao circularem em vias próprias, e para motocicletas. Também é obrigatório para todos os veículos em túneis. Desde que a lei foi sancionada, os policiais vêm conversando com os motoristas sobre a importância de deixar os faróis ligados.


Para o assessor de comunicação da PRF, Diego Brandão, os condutores não vão ter dificuldades em se adaptar à nova regra.


"É uma mudança cultural. É importante que o motorista seja sensibilizado de que, ao adotar a medida, além de fugir das penalidades impostas pela lei, ele contribui para a diminuição de acidentes, que é o mais importante".


Segundo Brandão, qualquer medida que aumente a visibilidade de um veículo pode ajudar na redução de acidentes. "Apesar de não haver estudos técnicos na PRF sobre o assunto, temos diversas situações e relatos sobre a causa do acidente ter sido a falta de visibilidade. Então, acreditamos que o aumento da visibilidade vai contribuir para essa redução", diz.

Deixe seu Comentário