
Na segunda-feira encerrou o prazo para os interessados à indicação e apenas o deputado federal Geraldo Resende apresentou requerimento solicitando inscrição de seu nome. Neste caso, a reunião de hoje terá apenas caráter de referendo.
Os procedimentos adotados pelo Diretório Municipal do PMDB seguem as normas constantes da Resolução 002/2015, criadas após assembleia realizada em 19 de dezembro passado e aprovadas por 40 dos 45 membros do Diretório que votaram.
Articulações
O filiado escolhido nesta pré-convenção estará autorizado a entabular entendimentos com outras agremiações partidárias com vistas à formação de coligação para a disputa eleitoral, não lhe sendo permitido, contudo, negociar a indicação do candidato a prefeito, que será, necessariamente, do PMDB. Essa é uma das decisões contidas na Resolução 002/2015.
Segundo o mesmo documento a decisão de realizar as prévias, "ocorre para garantia da democracia interna do Partido, da sua independência e autonomia, para garantia de respeito às instâncias partidárias estatutariamente estabelecidas, para evitar interferências indevidas nas deliberações partidárias, e, especialmente, para estabelecer um diálogo franco e transparente com a sociedade douradense".
A resolução esclarece ainda que essas medidas possibilitam disciplinar o debate interno no PMDB, bem como os encaminhamentos prévios necessários à Convenção do partido, que deverá deliberar sobre candidaturas na forma e nos prazos previstos na Lei 9.504/07 e 13.165/2015.