Dourados – MS quinta, 25 de abril de 2024
20º
Mobilidade Urbana

Plano de Mobilidade para década acolhe propostas

31 Mar 2016 - 10h03
Audiência pública mostrou diagnóstico da mobilidade urbana. - Crédito: Foto: Max Rocha/AssecomAudiência pública mostrou diagnóstico da mobilidade urbana. - Crédito: Foto: Max Rocha/Assecom
A população douradense tem amplo espaço para participar com proposta de soluções que visam melhorar a mobilidade urbana do município em curto, médio e longo prazo. A importância da participação da população foi destacada na audiência pública "Diagnóstico da Mobilidade Urbana de Dourados", realizada terça-feira no plenário José Cerveira do Centro Administrativo Municipal (CAM).


Durante a audiência foi apresentado o diagnóstico compilado através de pesquisas quantitativas e qualitativas feitas com a população douradense, que mostra o cenário geral de como está a mobilidade na cidade atualmente. O resultado é o apanhado geral da pesquisa feita na rua, presencialmente com usuários e via internet no site da prefeitura.


A apresentação foi feita por Edson Marchioro do escritório especializado de Arquitetura, Urbanismo e Engenharia, de Caxias do Sul (RS), que leva seu nome. Esta empresa foi contratada pela prefeitura para elaboração do Plano de Mobilidade Urbana de Dourados, que garantirá as diretrizes para os próximos 10 anos.
Na ocasião foram apresentados todos os pontos críticos da cidade, relacionados à mobilidade. O relatório técnico completo de todo o levantamento que é um "raio-x" da mobilidade na cidade apresentado durante a audiência será disponibilizado no portal da Prefeitura de Dourados para acesso por toda a população de forma detalhada. Nesta página ainda haverá ainda um campo para que os douradenses acrescentem informações e também deem sugestões de solução do que pode ser feito para resolver as problemáticas apresentadas. Após a audiência, a página entra em fase de elaboração e estará disponível em breve.


Com as soluções propostas e também estudo feito pelo escritório especializado, será elaborado um primeiro esboço do Plano de Mobilidade Urbana que será apresentado numa nova audiência pública. A partir da participação popular com contribuições para este, será realizada uma segunda audiência para que seja proposto o Plano definitivo. O prefeito Murilo já tem solucionado problemas que são identificados como gargalos do município. Segundo Marchioro, um dos grandes avanços que a cidade passa atualmente é a implantação do sistema de reestruturação do transporte coletivo com a implantação das estações leste, oeste, norte e sul, que vão desafogar o centro da cidade.


As primeiras estações a serem implantadas serão a Leste e Oeste, que vão compreender extremidades da avenida Marcelino Pires. Uma destas já está com a ordem de serviço expedida e a outra em fase de processo licitatório. Com estas primeiras, já vão ser sentidas as primeiras melhorias.


"Vai reduzir para um menor espaço de tempo e uma menor quilometragem, o tempo de chegada do usuário ao seu destino. É menos veículos circulando na área central, menos congestionamento", explica o arquiteto e urbanista.


Os projetos que serão elaborados a partir do diagnóstico da mobilidade serão realizados em três frentes principais, priorizando sempre os pedestres. Estes são o "Calçada Legal", "Rede Cicloviária Integrada" e "Intervenções Viárias e Tratamento dos Pontos Críticos".

Deixe seu Comentário