Dourados – MS sexta, 29 de março de 2024
22º
Renove sua CNH
Dia-a-Dia

Parque das Nações II perde um de seus pioneiros

19 Mar 2011 - 08h30
Antonio Espíndola foi um dos pioneiros do Parque das Nações II - Crédito: Foto: Álbum de famíliaAntonio Espíndola foi um dos pioneiros do Parque das Nações II - Crédito: Foto: Álbum de família
DOURADOS - Desde domingo passado, o Parque das Nações II, um dos maiores e mais populosos bairros de Douraos, não tem mais uma de suas referências.

É que faleceu, aos 62 anos, Antonio Espíndola, pessoa solícita e de fácil convívio, ele formou uma legião de amigos, dentro e fora do bairro. Antonio Espíndola era deficiente físico, mas esta limitação nunca serviu de obstáculo para ele lutar com decência e destemor.

Foi com garra e determinação que ele trabalhou para formar os três filhos e ainda lutar para que o Parque das Nações tivesse a infra-estrutura necessária para se desenvolver e o bairro oferecer serviços básicos a seus moradores.

Desde que chegou ao bairro, em julho de 1978, Antonio e sua esposa Nadirce Ferreira, os filhos Cleir, Joglemir e Sônia, procurou trabalhar não só para ele, mas também de forma comunitária.

Sempre morando na rua S 31 (hoje Francisco Areco), Antonio foi feirante nos dois primeiros anos de Parque 2, passando depois a ser dono de um pequeno mercado e açougue. Posteriormente, passou a ser corretor de pequenos e grandes animais e, ultimamente, montou uma pequena conveniência, onde trabalhou de forma digna e honrando sua família e a comunidade.

#####LUTA

Como líder comunitário no Parque das Nações II, a atuação de Antonio Espíndola resultou na viabilização de importantes obras e ações básicas, entre elas a energia elétrica no bairro – até 1979 não havia este benefício -, Posto de Saúde, posto policial, escolas e a tão sonhada pavimentação asfáltica. Sua atuação como líder comunitário tornou Antonio Espíndola conhecido nos meios político e social da cidade.


#####HOMENAGEM

Antonio Espínola foi homenageado em vida por seu sobrinho Ordonez Pereira Espíndola, que é músico e compôs uma canção há pouco mais de um ano por nome Peão de Luta. “Foi um peão de luta, sujeito batuta que se fez vencedor. Levando seu fardo nas costas, ganhou seu dinheiro com o próprio suor e quando chegou em Dourados fez sua morada no parque das Nações, onde foi um dos fundadores”, diz um trecho da música.

#####MISSA

De família católica, Antonio Espíndola terá uma missa de sétima em intenção à sua alma, que será celebrada a partir das 19h deste sábado, na Paróquia Nossa Senhora do Carmo, situada na rua Ramão Osório, na Vila São Braz.

Deixe seu Comentário