Dourados – MS quinta, 25 de abril de 2024
20º
Prefeitura

Parceria traz Esquadrilha da Fumaça em Dourados dia 18

06 Jun 2016 - 06h00
Prefeito Murilo reunido com diretores do Aeroclube tratando a apresentação da Esquadrilha. - Crédito: Foto: A. FrotaPrefeito Murilo reunido com diretores do Aeroclube tratando a apresentação da Esquadrilha. - Crédito: Foto: A. Frota
Uma parceria entre a Prefeitura de Dourados e o Aeroclube de Dourados garantiu o retorno à cidade do EDA (Esquadrão de Demonstração Aérea) da FAB (Força Aérea Brasileira), mais conhecido como Esquadrilha da Fumaça. A apresentação ocorre no dia 18 deste mês, um sábado, em local e horário ainda a ser definidos.


Em reunião na manhã de quinta-feira, dia 2, em seu gabinete, o prefeito Murilo tratou da organização do evento com a diretoria do aeroclube. Estavam presentes Juliano Soares (presidente), Waldemar Castelli Junior (vice-presidente), Wagner Nunes (tesoureiro) e Domingos Venturini (conselheiro).


De acordo com Juliano não há como realizar um evento do tamanho da apresentação da Esquadrilha da Fumaça sem a parceria da Prefeitura, uma vez que demanda uma grande ação logística, que envolve aeroporto, trânsito e segurança, entre outros assuntos.


"Nós fizemos o pedido e fomos atendidos prontamente pela Aeronáutica por conta da história e estrutura do nosso aeroclube, que é uma entidade pública federal, e está entre os melhores do país", afirma Juliano. "Com a parceria da Prefeitura conseguimos garantir a realização desse grande evento", afirma.


O prefeito Murilo afirma que a proposta é promover um dia de alegria para as famílias douradenses e também promover o turismo regional. "Show da Esquadrilha da Fumaça é um grande evento internacional que estamos trazendo mais uma vez para promover momentos de alegria para nossas famílias", diz Murilo.


O horário da apresentação e o local serão definidos ainda esta semana, após uma vistoria de uma equipe do esquadrão. A proposta da organização é fazer o show sobre o Parque do Rego D´Água Primo Vivente ou do Parque do Lago Antenor Martins. Porém existem questões técnicas que dependem a aprovação do EDA já que não se pode fazer a apresentação sobre áreas muito povoadas.


A mais recente apresentação da Esquadrilha da Fumaça em Dourados foi no dia 8 de maio de 2011, há 5 anos, no início do governo do prefeito Murilo. A penúltima apresentação foi 15 anos antes, em 1996. Na apresentação de 2011 em torno de 40 mil pessoas de Dourados e região foram ao aeroporto Francisco de Matos Pereira para ver as manobras dos ‘fumaças’. Para este ano é esperado um público semelhante.


O show tem duração de 40 a 45 minutos, com pelo menos 20 sequências de manobras em equipe e 50 individuais. Envolve pelo menos 20 militares, entre pilotos, mecânicos e equipe de solo. Da parte da Prefeitura serão muitas pessoas envolvidas na organização e logística.


O público de Dourados e região verá um show ainda mais bonito este ano. É que o EDAfará a apresentação em suas novas aeronaves, o A29 (Super Tucano), fabricados pela Embraer, que substituem os T27 Tucano, primeira geração dessas aeronaves. Os novos aviões são mais velozes e ágeis e utilizam um azul com tom mais forte na pintura. O novo avião tem o dobro da potência, favorecendo novas manobras.

Deixe seu Comentário