
A confirmação é do subcomandante do Comando Geral da Polícia Militar do Estado, Francisco Assis Ovelar, e do comandante do Batalhão de Choque, tenente coronel Marcos Paulo, que concederam uma entrevista coletiva na manhã de ontem, na sede do Comando Geral, no Parque dos Poderes.
O preso que deu a ordem para os ataques também foi identificado, mas a PM não informou se ele é realmente integrante de uma facção criminosa que tem membros nos presídios do Estado.
Esta é a primeira vez, de acordo com a PM, que ataques como este acontecem no Estado. A polícia também confirmou que tanto na Capital como no interior as ações foram realizadas em represália a "Operação Pente Fino", que aconteceu na quarta-feira na penitenciária.
Novos ataques podem acontecer por isso a PM afirmou que equipes continuam na rua para obter mais informações sobre os atentados e evitar que outros aconteçam. "Toda a polícia está em alerta. O serviço de inteligência está na rua para levantar dados e evitar novos ataques", afirmou Ovelar.
No interior os motins aconteceram nos presídios de Três Lagoas, Ponta Porã, Dourados, Corumbá e Dois Irmão do Buriti.
Prisões e ataque
Três homens foram presos e três adolescentes apreendidos - sendo uma mulher -, na região do Bairro São Conrado, suspeitos de ligação com os ataques aos ônibus, na madrugada de ontem. As ações aconteceram em bairros da região Sul, em Campo Grande. A PM informou que procura agora pelo sétimo envolvido no crime, que também foi identificado, mas ainda não está preso.
Jean Barros Pierre, 39 anos, o filho dele, Adrian Pierre, 18 anos, e Jéferson Ricardo Oliveira, 20 anos, foram encaminhados à Delegacia de Pronto Atendimento Comunitário (Depac) da Vila Piratininga.
Eles foram encontrados após entrevistas com os passageiros e o motorista do ônibus incendiado no Aero Rancho. O condutor afirmou que o criminoso estava no veículo, como passageiro, atirou e mandou que todos saíssem. Em seguida o homem ateou fogo no ônibus. Após a prisão dele a polícia chegou aos demais integrantes do grupo, responsáveis pelos ataques.
Durante a madrugada, dois ônibus foram incendiados e um apedrejado. Em um dos casos de incêndio, as chamas atingiram a fiação elétrica da rede de energia.
O primeiro caso ocorreu na Rua Expedicionário Alcindo Jardim Chagas, no Jardim Aero Rancho. A empresária Cristiane Reis, 36 anos, moradora no local, ouviu do motorista do ônibus que dois homens encapuzados e armados abordaram o coletivo, que seguia no sentido Centro. O condutor e os passageiros foram obrigados a descer, enquanto os dois jogaram gasolina e atearam fogo. "Em questão de minutos, o ônibus foi consumido pelas chamas e teve até explosão".