Dourados – MS sexta, 29 de março de 2024
28º
Renove sua CNH
Atendimento

Oftalmologia é prioridade da Caravana da Saúde

15 Abr 2016 - 06h00
Meta é reduzir  a crescente fila para cirurgias de catarata, maior causa de cegueira tratável. - Crédito: Foto: Hedio FazanMeta é reduzir a crescente fila para cirurgias de catarata, maior causa de cegueira tratável. - Crédito: Foto: Hedio Fazan
As consultas de oftalmologia são prioridade da Caravana da Saúde. A intenção da prefeitura de Dourados, parceira do Governo do Estado na realização do evento, é reduzir principalmente a crescente fila para cirurgias de catarata, maior causa de cegueira tratável. O procedimento cirúrgico será feito, preferencialmente, em indivíduos com mais de 55 anos e a demanda é espontânea. Basta ir até o "Jorjão", na rua Itamarati, 100, no Jardim Água Boa e procurar o guichê responsável. O atendimento é das 7h às 17h. O serviço está disponível, tanto por quem já está na fila e aguarda há muito tempo pelo agendamento, quanto quem ainda não havia procurado o Sistema Único de Saúde (SUS) para o procedimento.

Dia D


De hoje a domingo, Dias "D" da Caravana da Saúde, além da oftalmologia, serão iniciadas as consultas de outras especialidades, como ortopedia, urologia, ginecologia, otorrinolaringologia e proctologia. No entanto, no caso destas cirurgias a demanda não é espontânea, ou seja, é para aqueles que receberam ligação para agendamento por parte da Secretaria Municipal de Saúde. A ideia é desafogar a fila de espera de pessoas já cadastradas no Sisreg (Sistema Nacional de Regulação).


Nos Dias "D" ainda haverá outros serviços tanto de saúde como de outras áreas, realizados pelos parceiros da Caravana, que incluem órgãos do judiciário, Sistema S, entre outros que são voluntários.


A expectativa é realizar 300 cirurgias e 1 mil consultas, diariamente, até 26 de abril, com uma estrutura de, pelo menos, dois mil funcionários.


Para todos os casos é essencial a apresentação do Cartão SUS; quem ainda não tem, basta apresentar documento com foto e comprovante de residência, para a equipe instalada no Jorjão.


Parcerias


Durante a cerimônia que marcou o início das atividades, o prefeito Murilo Zauith elogiou o trabalho da Secretaria de Saúde quem tem mantido o índice de casos de dengue em Dourados menor do que de uma grande parcela das cidades de Mato Grosso do Sul. Um mutirão de combate à doença foi realizado no Grande Água Boa no primeiro dia de Caravana, ontem, unindo prefeitura, Estado, Exército e voluntários.


Murilo também destacou as próprias ações da Caravana, como uma importante iniciativa do Governo do Estado para desafogar os serviços de saúde. Ainda lembrou que a prefeitura está empenhada como parceria nesse projeto, dando todo o suporte para a execução, com infraestrutura, agendamento dos procedimentos com a população, alimentação as equipes, designação de profissionais, entre muitas outras atividades.


O prefeito lembrou que estes serviços levados vão contribuir de forma significativa ao objetivo de zerar filas, tanto de exames, como das cirurgias eletivas que são um grande gargalo do município. A realização dos procedimentos e o pedido de apoio para isso é uma luta de sua administração. "Nós sempre investimos em saúde muito acima do teto, mais do que as nossas possibilidades, e estamos sempre cobrando do Estado e da União mais investimentos para solucionar alguns problemas, como as cirurgias eletivas, principalmente de catarata. Essa parceria com o Estado é também resultado desse trabalho incessante da administração do prefeito Murilo", explicou o secretário de Saúde, Sebastião Nogueira.

Deixe seu Comentário