Dourados – MS quinta, 28 de março de 2024
24º
Renove sua CNH
Dia-a-Dia

Observatório Social será instalado hoje

21 Fev 2011 - 08h45
Antônio Freire ressalta que Observatório Social é de toda a diretoria da Aced - Crédito: Foto: Jorge YamashitaAntônio Freire ressalta que Observatório Social é de toda a diretoria da Aced - Crédito: Foto: Jorge Yamashita

Dourados – Hoje, Dourados entrará na Rede Observatório Social do Brasil (OSB), com a instalação do Observatório Social (OSD), que acontecerá em cerimônia pública às 19h, no auditório da Associação Comercial e Empresarial de Dourados (Aced). O gerente da Aced e secretário da assembleia constituinte do OSD, Francisco Fadul de Alencar, dará posse à primeira diretoria do Observatório, oficializando a sua personalidade jurídica.

O OSD atuará no controle social do uso dos recursos públicos, acompanhamento de licitações e na vigilância contra a corrupção, em todos os órgãos da administração pública direta e indireta. A instalação do Observatório Social de Dourados conta com o apoio da Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL), Sindicato do Comércio Atacadista e Varejista de Dourados (Sindicom), Associação dos Comerciantes de Materiais de Construção de Dourados e Região (Acomac), Sindicato Rural de Dourados, Ministério Público, auditores da Receita Federal e Polícia Federal, Magistratura, Conselho de Contabilidade e por entidades sociais do município, como o Rotary, a Maçonaria e Lyons, entre mais de 20 organizações e instituições religiosas. A partir da assembleia de constituição, pessoas jurídicas e pessoas físicas poderão solicitar sua filiação ao OSD.

A Comissão Constituinte do Observatório Social de Dourados é formada pelo presidente e diretores da Aced, Antônio Freire, Francisco Eduardo Custódio e Rui Barbosa. Contudo, a criação deste organismo da sociedade douradense é um projeto de toda a diretoria da Aced, bem como das entidades apoiadoras, como foi anunciado já na posse da atual diretoria da entidade. A eclosão dos problemas que abalaram os poderes legislativo e executivo do município apenas acelerou o processo de instalação do Observatório.

#####Investigação

O OSD vai funcionar de acordo com os métodos de análise das contas públicas e das licitações desenvolvidas pelo Observatório Social do Brasil, que também criou índices de avaliação da eficiência da gestão pública. As evidências de irregularidades eventualmente detectadas serão encaminhadas ao Ministério Público, como denúncia.

“Essa é uma enorme conquista não só da Aced, mas da comunidade douradense; para as pessoas que pensam no bem de Dourados, que são contra a corrupção, o Observatório Social será uma ferramenta importantíssima de denúncias”, disse Antônio Freire.

Para fazer os levantamentos e o acompanhamento das ações de governo e das autarquias, o OSD contará com o trabalho voluntário de contadores, advogados, juizes, promotores, auditores da Receita e outros profissionais especializados. Atualmente, mais de 60 cidades brasileiras já constituíram seu Observatório Social.

Deixe seu Comentário