Dourados – MS terça, 14 de julho de 2020
Dourados
25º max
17º min
Respeito à Vida/ALMS (Ramal)
Dia-a-Dia

Núcleo de arquitetura apoia comunidade

09 Jun 2011 - 10h48
Arquitetos e alunos da Unigran ajudam instituições filantrópicas adequar espaços - Crédito: Foto :  DivulgaçãoArquitetos e alunos da Unigran ajudam instituições filantrópicas adequar espaços - Crédito: Foto : Divulgação
DOURADOS - O Núcleo de Arquitetura da Unigran serve de espaço não só para a prática profissional dos acadêmicos, mas também para o atendimento da comunidade. Diversas entidades filantrópicas conseguiram um projeto arquitetônico por meio das atividades realizadas no local.



Entre as organizações já auxiliadas pela Instituição estão a Associação Alecrim, a Casa da Criança Feliz e a Associação dos Pais e Amigos Autistas. Orientações sobre procedimentos de legalização de obras e estudos referentes às necessidades arquitetônicas são algumas das ações que as entidades recebem do Núcleo.



“Às vezes eles precisam de recurso, mas, para isso, eles têm que dimensionar a obra, o espaço, a seriedade do projeto e se eles não têm um documento como é que eles vão provar isso? Eles saem daqui com uma planta, um ante-projeto, que já dá seriedade para o trabalho deles. O núcleo se propõe a ajudar a entidade e tem esse papel de auxiliar, de fazer esse estudo para que eles possam levar algo concreto durante a busca de recursos”, explica a arquiteta responsável pelo Núcleo, Luzia de Cássia Arnez.

Luzia explica, ainda, que os alunos aprendem muito com as ações do Núcleo. “A partir do momento que você tem uma dimensão, você tem como fazer um orçamento e apresentar uma proposta arquitetônica. Nós chegamos, então, ao estudo preliminar que é toda uma conversa e entrevistas e depois o ante-projeto que é proposta e se for necessário tem como fazer um orçamento e isso daí são etapas que eles estão aprendendo aqui no curso”, aponta.

A coordenadora do Núcleo explica que, com a atuação existente no local, cumpre-se o objetivo de “colocar o acadêmico em contato direto com o âmbito do exercício profissional, além de oferecer atendimento às entidades sem fins lucrativos que comprovem a necessidade de projetos de arquitetura e urbanismo”, esclarece Luzia.

Para Jean Menezes, acadêmico do 7º semestre do curso, o estágio oportuniza a ampliação do conhecimento. “Aqui você tem a oportunidade de fazer projetos sociais, levantamentos para pessoas que precisam. Então, você trabalha a prática e auxilia entidades”, diz.

Além da comunidade externa, o Núcleo também atende a comunidade interna, no que diz respeito ao espaço da Unigran como, por exemplo, a organização dos espaços da Festa Junina e da Expoeventos. O serviço do Núcleo é gratuito e atente de segunda a sexta-feira, das 13h às 17h. Mais informações: (67) 3411-4128.

Deixe seu Comentário