Dourados – MS quinta, 28 de março de 2024
20º
Renove sua CNH
Edições Especiais

Norte avança no comércio varejista e infraestrutura

18 Dez 2015 - 11h04
Região se fortalece com implementação de estabelecimentos comerciais de varejo e serviços. - Crédito: Foto: Marcos RibeiroRegião se fortalece com implementação de estabelecimentos comerciais de varejo e serviços. - Crédito: Foto: Marcos Ribeiro
Marli Lange

As obras avançam por todos os cantos de Dourados e a Região Norte é um exemplo. Além dos investimentos municipais, têm a contrapartida da iniciativa privada. Moradores de vários bairros vêm acompanhando, ao longo dos anos, o sugimento de vários estabelecimentos comerciais de venda a varejo e na área de serviço.


O vendedor de uma loja de materiais de construção na Rua Monte Alegre, Marcos Vinícius Santana, revela que apenas naquela rua sugiram muitos pequenos empreendimentos, como lanchonetes, mercadinhos, cabeleireiro, entre outros. “É uma região que tem se desenvolvido, abrindo oportunidade para os pequenos negócios”, comenta.


Ao mesmo tempo em que surgem estabelecimentos comerciais e de serviços aparecem novos moradores, com isso, expandindo o número de imóveis. Um exemplo são os novos residenciais particulares que estão sendo construidos, um é o Flor de Liz, localizado ao lado da Vila Piratininga e Aidê, próximo ao Seminário Batista Ana Wollerman, na Rua Dom João VI. Próximo dali, outro residencial novo é o Flor de Maio, já com asfalto, galerias de água pluvial e pontos de ligação de água, energia e esgoto em cada lote, que podem ser financiados.

Município


Onde há infraestrutura, há desenvolvimento e a Região Norte é um exemplo de área que cresce e se desenvolve recebendo investimentos como pavimentação, reforma e ampliação de escolas, unidades de saúde, entre outros.


Um dos destaques nesta área é a pavimentação na região que compreende a Chácara dos Caiuás, bairro Hyran de Matos e Vila Aracy. Os moradores estavam há muitos anos a espera do asfalto e tinham feito uma série de abaixo assinados.


Outros pontos da Região Norte que já são beneficiados com pavimentação integram os bairros Jardim Monte Alegre e Ipiranga. Nestes locais, o asfalto tem modificado a vida da população que convivia com a poeira e o barro.


O asfalto comunitário, feito numa parceria entre os moradores e a prefeitura, também foi levado a esta região, onde estão os bairros Jardim Aline, Jardim Murakami, Altos das Paineiras, Ruas Albino Torraca e Orestes D’Ávila. As ruas Monte Alegre e Ponta Porã tiveram trechos recapeados. São vias importantes porque cortam esta região da cidade em seus extremos. A Rua Olinda Pires também passou por obras e sua sinalização foi totalmente modificada para melhor fluxo de veículos.


A Avenida Presidente Vargas foi toda revitalizada, com uma série de intervenções. A via é uma das principais de saída da cidade pela Região Norte e possui fluxo intenso devido ao acesso às universidades.


Na área da saúde, foi construída a Unidade Básica de Saúde Altos do Monte Alegre, que fica localizada na Vila Rosa. Também passaram por obras de reforma e ampliação as unidades Vila Rosa, Jardim Carisma e Jardim Maracanã. Estruturada, a Atenção Básica pode melhor desempenhar seu trabalho de acompanhamento da saúde das famílias com atendimento e prevenção.


O esporte e o lazer das famílias da Região Norte também foram garantidos. Foi concluída a pista de caminhada do Jardim Piratininga e a Academia ao Ar Livre do BNH 2º Plano. O Parque dos Ipês também recebe intervenções na estrutura e o Centro Poliesportivo do BNH 3º Plano passou por reforma.


Na área de educação, dentro do projeto de reforma e ampliação de escolas, foram contempladas, na Região Norte, as instituições Manoel Santiago e Pedro Palhano.

Instituto Federal


O Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS), inaugurado no segundo semestre deste ano, foi mais uma conquista da região Norte de Dourados. A unidade foi construída no Jardim Canaã I, em área de 50 mil metros quadrados doada pela Prefeitura e oferece 1,2 mil vagas em cursos presenciais integrados ao ensino médio para diversas áreas, sendo 12 na área técnica e um em nível superior, todos gratuitos.


Os dois blocos construídos no local (A e B) possuem 1.546 metros quadrados cada. A estrutura consta ainda de quadra poliesportiva, guarita, pavimentação e iluminação externa.


O Instituto Técnico Federal deve ofertar cursos presenciais integrados ao ensino médio nas áreas de Informática, Eletrotécnica e Mecânica. Os cursos de formação inicial e continuada presencial serão os de Operador de Computador, Desenhista de Produtos Gráficos Web, Montador e Reparador de Computadores.

Deixe seu Comentário