Dourados – MS quarta, 17 de abril de 2024
16º
Dia-a-Dia

Namorados injetam R$ 4 mi no comércio

02 Jun 2011 - 22h07
Diretor da Fecomercio apresenta pesquisa a empresários; R$ 4 milhões em vendas - Crédito: Foto: Hedio Fazan/PROGRESSODiretor da Fecomercio apresenta pesquisa a empresários; R$ 4 milhões em vendas - Crédito: Foto: Hedio Fazan/PROGRESSO
DOURADOS – O consumidor douradense deverá injetar em torno de R$ 4 milhões no comércio até o dia 12 de junho, quando é comemorado o Dia dos Namorados. A estimativa é apontada por recente pesquisa da Federação do Comércio de Mato Grosso do Sul (Fecomercio MS), em parceria com a Fundação Manoel de Barros e Universidade Anhanguera-Uniderp.

A pesquisa indica as perspectivas de vendas em nove municípios de MS: Aquidauana, Campo Grande, Chapadão do Sul, Corumbá, Dourados, Naviraí, Paranaíba, São Gabriel do Oeste e Três Lagoas. Nestes municípios, o investimento em presentes deverá chegar a R$ 108,7 milhões. A pesquisa indica também que a maioria dos condumidores deverá optar pelo pagamento à vista. Em Dourados, o consumo médio de cada consumidor deverá ser entre R$ 50 e R$ 200.

De acordo com o diretor-superintendente da Fecomercio MS, Thales de Souza Campos, a pesquisa tem como objetivo munir os comerciantes de informações sobre a intenção dos clientes com relação às compras para o Dia dos Namorados, considerada a terceira data mais importante para o comércio varejista. O ranking é liderado pelo Natal e, em seguida, o Dia das Mães.

“A informação é a munição mais importante para o empresário. É preciso conhecer o cliente e saber suas intenções para estar preparado”, disse ele.
Já o presidente do Sindicato do Comércio Varejista e Atacadista de Dourados (Sindicom), Walter Castro, lembra que os lojistas estão bastante animados com a proximidade da data. “Está todo mundo esperando vender bem”, diz ele. “A pesquisa indica que teremos uma boa quantidade de dinheiro circulando em Dourados”, garante.

Pesquisa

Segundo o levantamento, em Dourados, 65% dos entrevistados irão às compras. O valor médio do investimento em presentes será de R$ 79 – segundo a pesquisa, 79% pretendem gastar entre R$ 50 e R$ 200. A pesq uisa também é positiva quanto à forma de pagamento do presente – 53% dizem que pretendem pagar à vista em dinheiro, cheque ou cartão de débito.

A escolha da compra do presente, segundo os clientes ouvidos pela pesquisa, será baseada na percepção do desconto de preço (27%), marca do produto (20%) e promoção de preço (11%). Segundo o Fecomercio, esta previsão indica que o comércio lojista deverá estar preparado para discutir a relação entre o preço e a qualidade do produto, pois o comprador quer redução de preço.

Entre os presentes mais indicados pelos entrevistados, estão artigos de vestuário, perfume, calçados e eletrônicos. As lojas do centro da cidade terão a preferência de 58% dos compradores – outros 36% deverão comprar presentes no Shopping Avenida Center, 4,5% na internet, 1% em lojas de bairro e 0,5% em supermercados. A pesquisa indica também a intenção dos consumidores com relação à comemoração do Dia dos Namorados. A grande maioria (41%), segundo o levantamento, pretende passar a data em casa. Outras escolhas são restaurante (29%), motel (11%), bar ou boate (7%).

Deixe seu Comentário