Dourados – MS sábado, 20 de abril de 2024
14º
Olimpíadas 2016

Murilo reúne Comitê da Tocha e Dourados já vive clima olímpico

27 Abr 2016 - 06h00
Murilo reuniu secretários e comitê local da Tocha Olímpica. - Crédito: Foto: A. Frota/AssecomMurilo reuniu secretários e comitê local da Tocha Olímpica. - Crédito: Foto: A. Frota/Assecom
"É um privilégio; é um momento histórico para a nossa geração a passagem da Tocha Olímpica por Dourados", afirmou o prefeito Murilo, em reunião na manhã de ontem, com secretários e membros do comitê local da Tocha Olímpica. Foi mais uma reunião de um trabalho que começou há um ano para preparação da cidade para o pernoite da Tocha. "Vamos criar, desde já, um clima olímpico em nossa cidade", disse.


A Tocha Olímpica chega a Dourados, na tarde do dia 26 de junho. À noite, haverá celebração e, na manhã seguinte, segue em direção à Presidente Prudente, passando por Nova Andradina e Bataguassu.


Durante a reunião, o prefeito constatou que a equipe está afinada e comprometida. "Assumimos o compromisso no ano passado e estamos cumprindo à risca; é um ritual complexo, com regras seríssimas", disse. O comitê de Dourados tem recebido elogios do comitê regional e das forças de segurança pela organização e planejamento. O coordenador do comitê é o servidor da Fundação de Esportes de Dourados (Funed), Luciano Brufatto Yamaguti.


Na reunião, o diretor-presidente da Funed, Antônio Coca, apresentou balanço das atividades desenvolvidas e planejadas para a passagem e pernoite da Tocha.


Murilo discutiu com a equipe o traçado da passagem da Tocha, que está definido, mas ainda não pode ser divulgado por questões de segurança. Na cidade de Dourados, a Tocha vai percorrer 15 quilômetros, passando por várias regiões da cidade. São 80 condutores, muitos deles já selecionados pelos patrocinadores das Olimpíadas Rio 2016: Coca-Cola, Nissan e o Bradesco. Várias pessoas em Dourados já estão recebendo o comunicado de seleção.


O diretor Antônio Coca explicou que a escolha de Dourados para pernoite da Tocha, atividade chamada celebração, é uma conquista da administração do prefeito Murilo, pela estrutura e clima de desenvolvimento que criou.


A partir do início de maio, começa uma série de atividades nas escolas em preparação às Olimpíadas. Entre essas atividades, há concurso de redação e palestras, feitas pela equipe da Educação e por uma equipe da Funed. Essa equipe da Funed, formada por seis professores de educação física, também vão fazer um trabalho nos municípios da região, através de parceria com o Governo do Estado.

Projeção nacional


A passagem da Tocha Olímpica já está projetando Dourados nacionalmente. Na noite do dia 26, a Rede Globo fará passagens ao vivo de Dourados para o programa Fantástico. Na manhã seguinte, novamente haverá passagem no programa Bom Dia Brasil.


A cidade também foi selecionada - a única do Centro-Oeste – para o "Press-Trip", um projeto do Ministério do Turismo que trará a Dourados caravana de jornalistas para conhecer as potencialidades turísticas e tecnológicas.


Hoje, por exemplo, já está sendo divulgado no site na Nissan (http://www.quemseatreve.com.br/rota-da-tocha-mapa/#/) um vídeo mostrando as "enterradas" do Ginasloucos, grupo de basquete da Unigran que encanta o Brasil com apresentações. Para ver o vídeo basta procurar Dourados no mapa e clicar sobre uma seta. O Ginasloucos também vai fazer apresentações no Rio de Janeiro durante as Olimpíadas.

Celebração


As atividades da celebração vão acontecer na Praça Antônio João. A expectativa é de que a cidade receba milhares de turistas regionais. Haverá atração musical. A celebração tem início previsto para as 16h, com a abertura oficial do evento. A previsão de encerramento das atividades da celebração é para as 21h.


O revezamento começa no dia 3 de maio, em Brasília (DF), onde a Tocha desembarca vinda da Grécia, onde é acesa na Pira Olímpica. Termina no dia 5 de agosto, na cidade do Rio de Janeiro, onde acontece a disputa dos jogos olímpicos até o dia 21 de agosto, com participação de 10.500 atletas de 206 países. Em 17 dias, serão disputadas 306 provas com medalhas.


Dourados é uma das 83 do País chamadas "Cidades Celebração", onde será feito o fim do revezamento a cada dia, com um grande evento.

Deixe seu Comentário