Dourados – MS sexta, 29 de março de 2024
22º
Renove sua CNH
Saúde

MS quer vacinar 20,7 mil meninas contra o HPV

12 Abr 2016 - 06h00
Saúde também quer vacinar meninas de 10 a 13  anos. - Crédito: Foto: DivulgaçãoSaúde também quer vacinar meninas de 10 a 13 anos. - Crédito: Foto: Divulgação
No estado de Mato Grosso do Sul, 20,7 mil meninas de nove anos devem ser vacinadas contra o vírus HPV, principal fator responsável pelo câncer do colo do útero. Além das meninas de nove anos, o Ministério da Saúde também pretende vacinar as meninas de 10 a 13 anos que não tomaram a vacina ou não completaram as duas doses necessárias para ficarem imunes ao vírus.


A vacina HPV quadrivalente faz parte do calendário nacional e está disponível em cerca de 36 mil salas de vacinação de todo o país. Além disso, as meninas poderão ser vacinadas nas escolas públicas e particulares.


A Coordenadora do Programa Nacional de Imunizações do Ministério da Saúde, Carla Domingues, explicou a importância dessa estratégia. "Pesquisas, em todo o mundo, demonstram que envolver as escolas é a melhor forma de alcançar altos índices de cobertura. Isso irá permitir que o Brasil possa ter uma geração de mulheres livres do câncer de colo de útero nos próximos ano", afirmou a coordenadora.


O HPV é um vírus transmitido pelo contato direto com pele ou mucosas infectadas por meio de relação sexual. Também pode ser transmitido da mãe para filho no momento do parto.

Deixe seu Comentário