Dourados – MS sábado, 20 de abril de 2024
21º
Dia-a-Dia

MS passa contar com a Semana Estadual do Idoso

17 Fev 2016 - 07h00
“É uma maneira de verdadeiramente inseri-las em um contexto social”, destaca Renato Câmara. - Crédito: Foto: Divulgação“É uma maneira de verdadeiramente inseri-las em um contexto social”, destaca Renato Câmara. - Crédito: Foto: Divulgação
Mato Grosso do Sul passa a contar, a partir desse ano, em seu calendário oficial com a Semana Estadual do Idoso. A lei sancionada pelo governador, em dezembro de 2015, em que prevê a realização da semana já para este ano é de autoria do deputado estadual Renato Câmara (PMDB).


A lei garante que, em todos os anos, do dia 25 de setembro ao dia 1° de outubro, o Estado de Mato Grosso do Sul realize trabalhos a favor da terceira idade. Essas atividades devem contemplar as mais diversas áreas como esporte, educação, saúde, capacitação, entretenimento, entre outras.


A iniciativa pretende intensificar, durante o período, atividades e serviços direcionados à pessoa idosa, “a Semana Estadual do Idoso é dias em que o poder público se dedica a atender, de maneira especial, as necessidades e direitos da pessoa idosa.


Uma data para mobilizar os municípios na realização de mutirões de serviços que nem sempre estão ao alcance da terceira idade. Também é a oportunidade de conscientizar a população sobre o valor e os direitos dos idosos”, explica o propositor da lei, Renato Câmara.


Com o aumento da expectativa de vida, a população idosa no país cresce continuamente, já representando 14% dos brasileiros.


Em Mato Grosso do Sul, são mais de 305 mil pessoas acima dos 60 anos, o que corresponde a 11% dos habitantes do Estado. Nesse sentido, a Semana Estadual do Idoso contempla uma parcela significativa da população ao facilitar o acesso aos serviços e ao lazer, “uma maneira de verdadeiramente inseri-las em um contexto social”, destaca o parlamentar.


Compromisso


Trabalhar pela melhor idade é uma das bandeiras do deputado Renato Câmara, que é o coordenador da Frente Parlamentar em Defesa do Direito da Pessoa Idosa – grupo de trabalho formado por parlamentares e instituições públicas e privadas, instituído em agosto de 2015, terá a primeira reunião de 2016 em 25 de fevereiro, às 14h, no plenarinho Nelito Câmara na Assembleia Legislativo.

Idoso


O Dia do Idoso é comemorado no Brasil no dia 1º de outubro e tem como objetivo a valorização do idoso.
Até o ano de 2006, esta data era celebrada no dia 27 de setembro, porém, em razão da criação do Estatuto do Idoso, em 1º de outubro, o Dia do Idoso foi transferido para esta data de acordo com a lei número 11.433, de 28 de dezembro de 2006.


O Estatuto traz várias leis que protegem o idoso de maus tratos e seus direitos.

Deixe seu Comentário