Dourados – MS quarta, 24 de abril de 2024
25º
Dia-a-Dia

MS lança campanha contra impostos

01 Mar 2016 - 06h00
MS lança campanha contra impostos -
A Fiems, Fecomércio-MS, Famasul, Faems e OAB/MS lançam hoje, às 19h, no Edifício Casa da Indústria, em Campo Grande, a campanha “Acorda MS – Chega de Impostos” para mobilizar a sociedade contra o retorno da CPMF (Contribuição Provisória sobre Movimentações Financeiras) e também para reduzir os demais tributos criados pelo Governo para tentar equilibrar o orçamento ao invés de promover cortes nas próprias despesas.


Atualmente, conforme levantamento do Instituto Brasileiro de Planejamento e Tributação (IBPT), o brasileiro paga mais de 90 tributos por ano e a maior parte dessa tributação recai sobre o consumo. No ano passado, por exemplo, o Impostômetro revelou que o pagamento de impostos, taxas e contribuições pelo cidadão para a União, Estados e municípios atingiu a marca de R$ 2 trilhões, enquanto, para este ano, a previsão é de que esse montante chegue a R$ 2,2 trilhões, representando mais um recorde e piorando ainda mais a situação econômica nacional.


Agora, o Governo Federal busca o aval do Congresso Nacional para a recriação da CPMF, cuja a alíquota, que inicialmente seria de 0,20%, já é cogitada para chegar a 0,38%, sendo que a divisão ficaria em 0,20% para a União e 0,18% para ser dividido entre os Estados e municípios. Na avaliação do presidente da Fiems, Sérgio Longen, o retorno da CPMF é uma vergonha e demonstra que o Governo Federal tenta mais uma vez cobrir o rombo nas contas públicas cobrando impostos da sociedade.

Deixe seu Comentário