Dourados – MS terça, 23 de abril de 2024
31º
MAIO AMARELO

'Morte' persegue pedestre fora da faixa de pedestres

20 Mai 2016 - 08h41
'Morte' persegue pedestre fora da faixa de pedestres -
A campanha ‘Maio Amarelo’ em Dourados, segundo maior município de Mato Grosso do Sul, lembrou dos pedestres na ação desta quinta-feira (19). As pessoas que atravessavam fora da faixa de pedestre eram seguidas pela "Morte". Já quem respeitava tinha companhia do anjo e ganhava até flor.

Mesmo com a presença dos agentes de trânsito para a ação da campanha, a equipe da TV Morena flagrou várias pessoas atravessando no meio da rua. A Morte as seguia e muitas se assustavam com a brincadeira que tinha objetivo sério.

Por trás da máscara e da roupa preta, estava o coordenador do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), Eduardo Silveira. Acostumado a conviver diariamente com os acidentes de trânsito, ele incorporou literalmente o personagem.

"As estatísticas mostram que o Brasil é o quinto país do mundo e o terceiro das américas em que se perde vidas no trânsito. Em média, por ano, 48 mil pessoas falecem em decorrência de acidente de trânsito", afirmou o coordenador do Samu.

A diretora-presidente da Agência Municipal de Transporte e Trânsito (Agetran), Fabiane Amorim, disse que é uma questão cultural do cidadão ignorar a faixa de pedestre, mesmo tendo a sinalização em vários locais.

"O douradense não tem o costume de fazer a travessia na faixa de pedestre. As principais vias estão com várias faixas de pedestres nos cruzamentos, principalmente, onde tem fluxo maior de pedestre. Por isso é importante que o pedestre respeite a faixa, para trazer segurança para sua própria vida", disse Fabiane.

A campanha nasceu para chamar a atenção da sociedade para o alto índice de mortes e feridos no trânsito em todo o mundo. O objetivo do movimento é uma ação coordenada entre o Poder Público e a sociedade civil. A intenção é colocar em pauta o tema segurança viária e mobilizar toda a sociedade.

Deixe seu Comentário