Dourados – MS sexta, 19 de abril de 2024
16º
Dia-a-Dia

Monsenhor Henrique toma posse hoje em Missa campal

30 Jan 2016 - 07h00
Atual bispo Dom Redovino Rizzardo será substituido pelo padre Henrique Aparecido de Lima. - Crédito: Foto: DivulgaçãoAtual bispo Dom Redovino Rizzardo será substituido pelo padre Henrique Aparecido de Lima. - Crédito: Foto: Divulgação
A ordenação e posse do padre Henrique Aparecido de Lima, 51 anos, como o 6º bispo diocesano em Dourados, será realizada em Missa campal hoje, às 17h30, no calçadão em frente à igreja matriz Imaculada Conceição.


Caravanas de 35 paróquias de 16 municípios que pertencem a Diocese de Dourados estarão presentes, sendo esperado um público de pelo menos 10 mil pessoas. Henrique Aparecido de Lima foi nomeado bispo em 21 de outubro do ano passado, durante um café da manhã realizado entre religiosos e o atual bispo Dom Redovino Rizzardo, na paróquia São Francisco.


A ordenação de Henrique Aparecido de Lima será feita pelo bispo Dom Darci José Nicioli, de Aparecida (SP), que ainda será o responsável em conduzir a missa campal, que terá duração de pouco mais de duas horas.


Padre Crispim Guimarães, pároco na Imaculada Conceição diz que a solenidade será transmitida pelas rádios católicas e pela internet, canal Boa Vida. Segundo ele, estarão presentes na solenidade o bispo Dom Dimas Lara Barbosa, arcebispo metropolitano da Arquidiocese de Campo Grande, e demais bispos da região e do estado do Paraná, onde Henrique Aparecido de Lima atuava como missionário redentorista.


Haverá também a presença de padres das paróquias de Dourados e região, irmãs e de religiosos. “Será uma posse muito bonita e convocamos a comunidade a prestigiar a posse do nosso novo bispo”, convida padre Crispim Guimarães.


Dom Redovino Rizzardo deixa o cargo após quase 15 anos à frente da Diocese, por ter atingido a idade de 75 anos, quando a igreja recomenda aos bispos colocarem o cargo à disposição. Dom Redovino luta contra o câncer e ele ainda não decidiu se continuará em Dourados como Bispo Emérito ou se retornará para o Rio Grande do Sul, onde há familiares.


O primeiro bispo de Dourados foi Dom José Aquino Pereira (1958-1961), seguido por Dom Carlos Schmitt (1961-1970); Dom Teodardo Leitz (1971-1990); Dom Alberto Först (1990-2001); e Dom Redovino Rizzardo (2001-2016). A Diocese de Dourados foi criada em 1957, pelo Papa Pio XII.

Perfil


Até outubro do ano passado, o padre Henrique Aparecido de Lima exercia função de superior provincial da Congrega-ção do Santíssimo Redentor, até receber o convite do núncio apostólico Dom Giovanni D’Aniello, representante do papa no Brasil, para ser bispo na diocese de Dourados.


Em entrevista ao O PROGRESSO no final do ano passado, o bispo a ser empossado disse que, como missionário redentorista tinha vários planos, mas o convite para ser bispo foi um ‘chamado de Deus’. Os redentoristas são conhecidos pelo voto à pobreza e por levar o Evangelho às pessoas mais distantes da área espiritual. Ele diz que gosta muito de diálogo, tem suas opiniões, mas partilha ideias e decisões.

Deixe seu Comentário