Dourados – MS terça, 23 de abril de 2024
27º
Ensino Superior

Ministério da Saúde seleciona ‘PET Saúde’ da UFGD

07 Jun 2016 - 06h00
Grupo PET Saúde UFGD durante atividades anteriores. - Crédito: Foto: DivulgaçãoGrupo PET Saúde UFGD durante atividades anteriores. - Crédito: Foto: Divulgação
A Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD), por intermédio do Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde – PET Saúde da Faculdade de Ciências da Saúde (cursos de Medicina e Nutrição) e da Faculdade de Ciências Humanas (curso de Psicologia), em parceria com a UEMS (curso de Enfermagem) e a Secretaria Municipal de Saúde, firmou termo de compromisso com o Ministério da Saúde na edição do PET Saúde 2015, intitulada GraduaSUS, que visa estimular mudanças nos cursos de ensino superior na área da saúde com vistas à formação voltada para o SUS. A parceria terá a duração de 24 meses e a execução das atividades vai ocorrer até junho de 2018. Pelo plano de trabalho, no primeiro ano do projeto a meta é atualizar as ementas das disciplinas de cada um dos cursos participantes com base nas experiências vivenciadas, além de melhorar os serviços oferecidos à população a partir das reflexões sobre o SUS. Já no segundo ano, os acadêmicos, docentes e profissionais envolvidos vão avaliar e aprofundar as propostas, buscando qualificar os serviços de saúde como cenário de prática na formação acadêmica, com foco nas trocas de conhecimento voltadas aos princípios e diretrizes do SUS.


Os acadêmicos estarão divididos em grupos temáticos, incluindo as redes de atenção à saúde mental, doenças crônicas não transmissíveis, materno-infantil, a sistematização da assistência de enfermagem, acolhimento em saúde e o controle social. Cada grupo contará com docentes, alunos e preceptores da Secretaria de Saúde, totalizando 60 pessoas participantes.

Deixe seu Comentário