
Desde segunda-feira, a chegada de uma frente fria derrubou as temperaturas em todo o Mato Grosso do Sul. A temperatura mais baixa foi registrada em Amambai, onde os termômetros marcaram 7,5ºC ontem pela manhã. Em Dourados, a temperatura mínima foi de 7,8ºC às 5h50.
De acordo com o pediatra Luiz Carlos de Arruda Leme, a mudança brusca no clima favorece a incidência de distúrbios respiratórios, especialmente em pessoas alérgicas. Segundo ele, já houve aumento no número de casos de asma e bronquite, além de maior incidência de doenças provocadas por vírus, como laringite e infecções na garganta e ouvido.
Ele orienta que, em alguns casos, a doença pode evoluir para complicações, desde as médias, como otites e sinusites, até as mais graves como pneumonia. “Os pais sempre precisam ficar muito atentos a alguns sintomas nas crianças, como abatimento, falta de disposição para brincar, redução do apetite e febre. Nestes casos, é sempre importante buscar avaliação médica”, orienta.
Para evitar doenças ou agravamento de sintomas neste período, o pediatra dá algumas recomendações, como evitar exposição ao ar muito frio, permanecer em ambiente protegido e arejado (para não inalar o chamado ‘ar viciado’) e evitar aglomerações, onde a transmissão de vírus ocorre mais facilmente, além de alimentação adequada. O pediatra Luiz Carlos Arruda também recomenda que todos recebam a vacina contra a gripe, independente da idade. “Na campanha, a vacina é para gestantes, idosos e crianças de 6 meses a 2 anos, mas em todas as faixas etárias é muito importante tomar a vacina, disponível na rede particular”, orienta.
Tempo - De acordo com a meteorologia, a temperatura deve permanecer baixa em todo o Estado pelo menos até hoje. A partir de amanhã, a temperatura volta a subir gradativamente. Segundo o meteorologista da Uniderp, Natálio Abrão Filho, não há previsão de chuvas e, até o final de semana, o clima deve ter predominância de sol e calor durante o dia. “A previsão é que permaneça calor durante o dia e clima mais ameno à noite. A umidade relativa do ar também cai”, explica.
Segundo Natálio Abrão, ainda deverão ocorrer outras massas de ar frio nos meses de maio e junho, durante o outono. Ainda não há previsão sobre geadas ou a intensidade no frio durante o inverno, que inicia oficialmente no dia 21 de junho.