Dourados – MS sexta, 29 de março de 2024
25º
Renove sua CNH
Dia-a-Dia

Mauricio quer evitar contaminação do solo

04 Nov 2015 - 10h10
Vereador Mauricio Lemes criou emenda para resolver problema. - Crédito: Foto: DivulgaçãoVereador Mauricio Lemes criou emenda para resolver problema. - Crédito: Foto: Divulgação
Falar sobre um tema que envolve a morte ainda é um tabu, mas o vereador Mauricio Lemes resolveu criar uma emenda que diminui as possibilidades de problemas sanitários ocasionados por meio da contaminação do solo por necrochorume (derivado da decomposição de cadáveres) nos cemitérios de Dourados.

“Sabemos da importância do projeto para o município, mas encontramos barreiras nas discussões, por ser um assunto difícil de ser tratado. Existe, no entanto, uma lacuna na legislação municipal e caso não seja resolvida a poluição pode chegar ao lençol freático. Essa substância pode contaminar poços, rios e causar doenças como febre tifoide, paratifoide e hepatite A. Isso é muito sério para a população, pois compromete o meio ambiente e a saúde dos douradenses”, afirma Mauricio.

Segundo estudos, como do geólogo Lezírio Marques Silva, da Universidade São Judas, os cemitérios são fontes de poluição. No país, de acordo com a pesquisa já concluída, 75% dos cemitérios no país apresentam problemas sanitários e ambientais, principalmente com a proximidade de residências.

Devido a essa preocupação com o lençol freático pela decomposição dos corpos se faz necessário, portanto, um cuidado extremo com a forma do sepultamento, pois, em contato com as águas subterrâneas, o Necrochorume cria uma mancha de poluição que atinge quilômetros. “Fiz a emenda preocupado com os habitantes e cumprindo meu papel na fiscalização dos atos que envolvem o município”, finaliza Mauricio.

Deixe seu Comentário