Dourados – MS quinta, 28 de março de 2024
26º
Renove sua CNH
Campanha

Mato Grosso do Sul vacina contra a gripe 70,7% do público-alvo

23 Mai 2016 - 06h00
Mato Grosso do Sul vacinação atingiu 70,7% do grupo prioritário. - Crédito: Foto: DivulgaçãoMato Grosso do Sul vacinação atingiu 70,7% do grupo prioritário. - Crédito: Foto: Divulgação
A meta de vacinação contra a gripe na campanha deste ano foi batida: em todo o país, 41,1 milhões de brasileiros, ou 81,5% do público-alvo, já tinham se vacinado até o início da tarde de sexta (20), último dia da mobilização nacional. No estado do Mato Grosso do Sul, 411,8 mil pessoas já estavam imunizadas, representando 70,7% do grupo prioritário. A meta do Ministério da Saúde é vacinar, no mínimo, 80% das 49,8 milhões de pessoas consideradas mais vulneráveis para complicações da gripe.


O Ministério da Saúde enviou aos estados 54 milhões de doses da vacina para imunizar as 49,8 milhões de pessoas que fazem parte do público-alvo. Vários estados anteciparam o início da vacinação. Desde a última sexta-feira (13), cem por cento das doses já haviam sido recebidas pelos gestores estaduais de saúde, que por seu turno são responsáveis pela distribuição aos municípios.


"Embora o encerramento da campanha esteja programado para esta sexta, os estados que ainda não alcançaram a meta, ou ainda possuírem doses disponíveis, podem seguir vacinando a população prioritária", explica o secretário de Vigilância em Saúde, do Ministério da Saúde, Antonio Nardi.

MS


Com 33,4 mil doses aplicadas, 48% dos indígenas que moram na região de saúde do estado de Mato Grosso do Sul foram vacinados até o momento. Como a vacinação deste grupo é realizada em áreas remotas, a atualização dos dados segue outra dinâmica. Também foram aplicadas 63 mil doses nos grupos de pessoas com comorbidades, mais população privada de liberdade e trabalhadores do sistema prisional de Mato Grosso do Sul. Os portadores de doenças crônicas não transmissíveis, o que inclui pessoas com deficiências específicas, também devem se vacinar. Para esse grupo não há meta específica de vacinação.


Em Mato Grosso do Sul foram disponibilizadas 722,2 mil doses da vacina para imunizar 667,9 mil pessoas no estado. O excedente foi de quase 55 mil doses da vacina contra influenza. O quantitativo é suficiente para vacinar cem por cento do público-alvo do estado, ainda restando reserva técnica.


Todos os anos o Ministério da Saúde recebe a vacina em etapas do laboratório produtor e, à medida que chegam as doses, elas são distribuídas, imediatamente, aos estados. A partir do recebimento das vacinas, os estados podem definir estratégias de contenção, conforme suas análises de risco, para a vacinação da população-alvo.

Deixe seu Comentário