Dourados – MS sexta, 23 de outubro de 2020
Dourados
32º max
21º min
Influx
Dia-a-Dia

Marçal defende guerra contra o crack

11 Mar 2011 - 22h19
Deputado Marçal Filho cobra ações imediatas do governo federal contra o crack - Crédito: Foto: DivulgaçãoDeputado Marçal Filho cobra ações imediatas do governo federal contra o crack - Crédito: Foto: Divulgação
BRASÍLIA - O deputado federal Marçal Filho (PMDB) voltou a cobrar ontem maior empenho dos organismos de segurança pública e de saúde contra o crack, uma droga que tem avançado de forma assustadora sobre as famílias brasileiras e que deixou de ser consumida apenas pelas classes baixas para virar uma epidemia também entre as classes mais abastadas.

“Vibrei quando a presidente Dilma Rousseff disse, no mês passado, que o governo federal iria declarar guerra ao crack, mas lembro que essas medidas devem ser adotadas com urgência porque essa droga está destruindo milhares de famílias”, enfatizou Marçal Filho, que é membro da Frente Parlamentar de Enfrentamento ao Crack e outras Drogas.

O deputado, que garantiu uma emenda parlamentar no valor de R$ 500 mil para a construção do Núcleo Jurídico da Univer-sidade Estadual de Mato Grosso do Sul (Uems), também comemorou ontem o fato de a universidade estadual ter colocado no ar o site do Centro Regional de Referência no Enfrentamento e Combate ao Crack e Outras Drogas.

O projeto desenvolvido pela Uems recebeu credenciais do governo federal para atuar no enfrentamento às drogas em Mato Grosso do Sul e agora abriu as inscrições para os cursos de aperfeiçoamento no combate ao crack e outras drogas; para a atenção integral aos usuários de crack e outras drogas; para a intervenção breve e aconselhamento motivacional em crack e outras drogas.

O público-alvo dos cursos oferecidos pelo projeto da Uems são profissionais que de alguma forma já atuam no âmbito do enfrentamento, e que precisam de constante atualização e qualificação específica para melhorar o combate à realidade do crack em Mato Grosso do Sul. “Fico extremamente satisfeito ao constatar que a emenda de meio milhão de reais que eu garanti à Uems já começa a gerar os primeiros resultados práticos”, enfatiza Marçal Filho.

Além dos recursos assegurados pela emenda parlamentar de Marçal Filho, o projeto que torna a Uems um Centro de Refe-rência Regional contra o crack e outras drogas conta com as parcerias da Secretaria Nacional de Políticas Anti-Drogas (Senad); Fapems; Delegacia de Polícia Federal de Dourados; Conselho Municipal Antidrogas de Dourados; Rede Estadual Antidrogas; Conselho Municipal da Juventude de Dourados e Câmara Municipal de Vereadores.

O deputado Marçal Filho lembra que essa parceria com a Uems nasceu após uma reunião que ele manteve com o reitor Gilberto José Arruda, com professores e acadêmicos para discutir a implantação do projeto em Dourados.

Representante do Estado na Frente Parlamentar Contra o Crack, Marçal investiu no projeto para que haja uma atenção especial do núcleo na luta contra as drogas. “O crack tornou-se um gigantesco problema social, onde milhares de jovens têm acabado com suas vidas e de suas famílias por causa deste terrível vício”, comenta o parlamentar.

Deixe seu Comentário