Dourados – MS sexta, 19 de abril de 2024
23º
Dia-a-Dia

Mapeamento identifica 645 pontos de ônibus em Dourados

12 Mai 2011 - 09h24
Foto: Assessom - Foto: Assessom -
DOURADOS - O Departamento de Trânsito da prefeitura concluiu o mapeamento de todos os pontos de ônibus existentes em Dourados. Conforme o levantamento, são 645 locais de paradas de ônibus em toda a cidade. O objetivo do trabalho é adequar os pontos à Lei Municipal 3.439, de abril deste ano, que prevê a afixação do itinerário e horário em cada parada dos ônibus urbanos.

O diretor do Departamento de Trânsito, Fabiano Costa, disse que a prefeitura aproveitou esse mapeamento para detectar os pontos que necessitam de cobertura ou mesmo de identificação. Ele informou que são 227 cobertos, 113 com os chamados pontaletes e 305 sem qualquer identificação. “Só o usuário do dia a dia sabe que naquele local é parada de ônibus”.

Conforme o artigo 1º da Lei, “os ônibus do transporte urbano de Dourados deverão conter na parte externa, próximo à porta de entrada, placas indicativas especificando o itinerário a ser percorrido”. No parágrafo único desse artigo é citado que “placas indicativas dos itinerários e dos horários deverão ser afixadas também nos pontos”.

Fabiano Costa informou que a partir desse mapeamento, a prefeitura deu início à implantação de pontaletes nos locais onde não existe qualquer identificação. Quanto à cobertura, já existe estudo para levar essa melhoria a todos os pontos e, em relação ao indicativo do itinerário, o Departamento de Trânsito está providenciando a confecção do material.

O levantamento mostrou também que são 32 regiões atendidas por linhas do transporte coletivo em Dourados. O maior itinerário, dentro da cidade, é do Jóquei Clube, com 22,7 quilômetros, tendo como referência o Terminal de Transbordo. A maior, entre as que saem do perímetro urbano é da Usina São Fernando, com 40,9 quilômetros.

Deixe seu Comentário