Dourados – MS terça, 16 de abril de 2024
22º
Dia-a-Dia

Mais de 12 milhões já se vacinaram

09 Mai 2011 - 02h07
Este ano foram incluídos grupos de crianças, mulheres grávidas e trabalhadores de saúde - Crédito: Foto: DivulgaçãoEste ano foram incluídos grupos de crianças, mulheres grávidas e trabalhadores de saúde - Crédito: Foto: Divulgação
DOURADOS – Novo balanço parcial da 13ª Campanha Nacional de Vacinação Contra a Gripe mostra que 12 milhões de pessoas se vacinaram, em todo o Brasil, até as 15h30 de sexta-feira – de acordo com informações das Secretarias Estaduais e Municipais de Saúde. O número representa 50% da meta – que é vacinar 24 milhões de pessoas até 13 de maio, quando termina a campanha.

Até esta data, pessoas com 60 anos ou mais e gestantes em qualquer período da gravidez devem procurar um dos 33 mil postos de vacinação do país. Pais ou responsáveis também levar crianças de seis meses a menores de dois anos (1 ano 11 meses e 29 dias) para se vacinar.

No caso dos indígenas, outro público-alvo da campanha, a vacinação ocorre nas aldeias onde vivem. A vacinação também é destinada aos trabalhadores de serviços de saúde, que devem seguir as recomendações das Secretarias Estaduais e Municipais.

Em Dourados, a vacina pode ser encontrada em qualquer um dos postos de saúde e no Pronto Atendimento Médico (PAM). São aproximadamente 35 mil pessoas nos grupos que devem receber a dose da vacina. Espera-se imunizar ao menos 80% desse público.

Promovida por todo o Sistema Único de Saúde (SUS), incluindo Ministério, Secretarias Estaduais e Municipais, a campanha utilizará 32,7 milhões de doses, para todos os estados e municípios brasileiros. A vacina protege contra os três principais vírus que circularam no hemisfério Sul em 2010, entre eles o da influenza A (H1N1).

Contradições – A única contraindicação é para pessoas com alergia severa à proteína do ovo ou a doses anteriores da vacina contra a gripe. Essas pessoas não devem se vacinar. Para pessoas que apresentam doenças agudas febris moderadas ou graves no momento da vacinação, recomenda-se que a vacinação seja adiada até a resolução do quadro.

Uma doença febril e aguda não representa uma contraindicação, mas é recomendável o adiamento para evitar que as manifestações clínicas da doença sejam, de maneira equivocada, associadas à vacina, como um possível efeito adverso. Na dúvida, um médico deve ser consultado.

Outra forma de prevenir a gripe é manter hábitos simples de higiene, como lavar as mãos com frequência, cobrir nariz e boca com lenço descartável ao tossir ou espirrar e não compartilhar alimentos e objetos de uso pessoal se estiver com sintomas de gripe – febre, tosse, coriza, dor de cabeça e dor no corpo (músculos e articulações).

Público alvo – Realizada desde 1999, a Campanha Nacional de Vacinação Contra a Gripe era direcionada, até o ano passado, aos idosos e indígenas. Este ano, pela primeira vez, foram incluídos três novos grupos: crianças (6 meses a menores de dois anos), mulheres grávidas em qualquer fase da gestação e trabalhadores dos serviços de saúde. Veja abaixo o detalhamento dos grupos prioritários para vacinação contra gripe.

Deixe seu Comentário