Dourados – MS quinta, 18 de abril de 2024
20º
Dia-a-Dia

Lombadas Eletrônicas serão municipalizadas em Dourados

25 Abr 2011 - 23h17
Município passará a administrar as lombadas eletrônicas no lugar do Estado - Crédito: Foto: Hédio Fazan/PROGRESSOMunicípio passará a administrar as lombadas eletrônicas no lugar do Estado - Crédito: Foto: Hédio Fazan/PROGRESSO
DOURADOS - O prefeito Murilo Zauith determinou a suspensão do convênio firmado na administração anterior entre a Prefeitura de Dourados e o Detran para instalação das lombadas eletrônicas. A decisão foi tomada após a constatação de que o município não tem qualquer participação na arrecadação oriunda da aplicação das multas, nem acesso às informações do sistema, além de outros problemas, como sinalização precária, danos à camada asfáltica e locais escolhidos para a instalação considerados inadequados.

“A administração passada assinou o contrato com o Detran cedendo o leito das vias para instalação das lombadas eletrônicas sem qualquer benefício para o município. Não podemos permitir que isso continue acontecendo”, afirmou o prefeito. Segundo ele, Dourados terá uma agência de trânsito que vai cuidar de todo o sistema, depois de readaptado e reativado, sob administração municipal. Pontos serão revistos e novos critérios adotados.


A Procuradoria-Geral do Município já deu parecer favorável ao encerramento do convênio. No dia 18 deste mês a Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (Semsur) comunicou ao Detran sobre a decisão do prefeito. Com isso, haverá um prazo para os trâmites legais e até o mês que vem o Departamento Estadual de Trânsito terá que desligar os equipamentos.

O setor de trânsito da prefeitura explicou que os condutores precisam ficar atentos e respeitar o limite de velocidade, pois a desativação das lombadas eletrônicas ainda não foi feita. A data da desativação será comunicada previamente.

O prefeito determinou que a Semsur adote medidas para garantir a segurança do trânsito depois que as lombadas forem desativadas.
As lombadas foram reativadas em abril de 2009 através de um processo de licitação feito pelo Estado.

A implementação dos aparelhos ocorreu mediante um convênio entre as Prefeituras e o Detran, cuja licitação foi ganha pela empresa Via Perksons.

Deixe seu Comentário