
“A administração passada assinou o contrato com o Detran cedendo o leito das vias para instalação das lombadas eletrônicas sem qualquer benefício para o município. Não podemos permitir que isso continue acontecendo”, afirmou o prefeito. Segundo ele, Dourados terá uma agência de trânsito que vai cuidar de todo o sistema, depois de readaptado e reativado, sob administração municipal. Pontos serão revistos e novos critérios adotados.
A Procuradoria-Geral do Município já deu parecer favorável ao encerramento do convênio. No dia 18 deste mês a Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (Semsur) comunicou ao Detran sobre a decisão do prefeito. Com isso, haverá um prazo para os trâmites legais e até o mês que vem o Departamento Estadual de Trânsito terá que desligar os equipamentos.
O setor de trânsito da prefeitura explicou que os condutores precisam ficar atentos e respeitar o limite de velocidade, pois a desativação das lombadas eletrônicas ainda não foi feita. A data da desativação será comunicada previamente.
O prefeito determinou que a Semsur adote medidas para garantir a segurança do trânsito depois que as lombadas forem desativadas.
As lombadas foram reativadas em abril de 2009 através de um processo de licitação feito pelo Estado.
A implementação dos aparelhos ocorreu mediante um convênio entre as Prefeituras e o Detran, cuja licitação foi ganha pela empresa Via Perksons.