Dourados – MS quinta, 28 de março de 2024
26º
Renove sua CNH
Dia-a-Dia

Lombadas e radares registrarão veículos furtados

17 Fev 2016 - 10h21Por Do Progresso
Radares de controle de velocidade terão sistema para identificar veículos  furtados ou irregulares. - Crédito: Foto: Marcos RibeiroRadares de controle de velocidade terão sistema para identificar veículos furtados ou irregulares. - Crédito: Foto: Marcos Ribeiro
O Departamento de Trânsito de Mato Grosso do Sul (Detran-MS), anunciou ontem a instalação, até o final deste ano, de instrumentos em radares de controle de velocidade e lombadas eletrônicas em três cidades do Estado, de equipamentos que também registrarão a passagem de veículos furtados ou roubados, com placas clonadas e ainda com licenciamento atrasado. O anúncio foi feito pelo diretor-presidente do órgão no Estado, Gerson Claro.


Segundo Gerson Claro, inicialmente, o sistema será instalado com o objetivo de testes em apenas 10 lombadas eletrônicas localizada nos trechos de entrada e saída das cidades de Campo Grande, Dourados e Três Lagoas e, até o final do ano, o projeto deve ser ampliado para todos os 200 aparelhos instalados em cidades e nas rodovias do Estado.


Gerson explicou que o sistema é simples e, a exemplo da detecção da velocidade, quando o aparelho focaliza a placa e, no caso de acima do limite, a fotografa, gerando a infração, sendo a imagem encaminhada ao Centro de Controle Operacional (CCO) do Detran, que vai analisar as informações e, no caso de registro de roubo ou furto, ou que a placa seja identificada como clonada, o setor aciona os organismos policiais para a busca do veículo.


Também para os casos de atraso no licenciamento, o novo sistema vai detectar se o veículo está irregular, seu proprietário notificado da irregularidade e multado conforme o Código de Trânsito Brasileiro (CTB).


O diretor-presidente do Detran MS explicou que o aparelho vai fazer uma leitura de toda a regularidade do veículo, se houver algo irregular, um “alarme” vai soar no CCO e as autoridades serão acionadas. Claro também destacou que as ações estão sendo implementadas para informatização de todos os sistemas do Detran.

Deixe seu Comentário