Dourados – MS sexta, 19 de abril de 2024
15º
Aula

Livro inspira acadêmicos de gastronomia a montar pratos

16 Mai 2016 - 06h00
Grupo  de estudantes durante preparo da Linguiça Chorizo Nortenho na Unigran. - Crédito: Foto: UnigranGrupo de estudantes durante preparo da Linguiça Chorizo Nortenho na Unigran. - Crédito: Foto: Unigran
Os acadêmicos de Gastronomia da Unigran tiveram uma aula diferente na disciplina de Linguagem e Argumentação. Isso porque colocaram em prática o que leram e estudaram com o livro "Como Água Para Chocolate", montando os pratos de Galeto em Pétalas de Rosas, Caldo de Carne, Linguiça Chorizo Nortenho e Bolo-rei.


A obra é um romance da escritora mexicana Laura Esquivel. Com receitas, amores e remédios caseiros, tudo gira em torno da cozinha. Cada capítulo é aberto com uma receita. A professora da disciplina, Rute Josgrilberg, explica que o mundo é simbolizado neste livro pela cozinha, então as emoções são traduzidas por tudo o que acontece no local.


"O importante é que as receitas são vistas exatamente como queremos que os alunos vejam a Gastronomia, como arte. Estas receitas simbolizam as emoções que a obra tenta passar. No trabalho de linguagem e argumentação, além de incentivar a leitura, nós procuramos um livro que tem a ver com a área, para que no final, eles pudessem por em prática essas receitas", ressalta Rute.


A professora destaca que a atividade buscou mostrar, na prática, a importância da leitura, da argumentação e da compreensão do texto para qualquer área. "Eu sempre digo que, sem nenhuma modéstia, essa é, talvez, a disciplina mais importante de qualquer curso", garante.


O grupo do acadêmico Caio Febo Santos preparou a Linguiça Chorizo Nortenho. O estudante destaca que a atividade possibilitou relacionar a teoria com a prática. "O livro fala que o chorizo era feito principalmente em épocas de guerra, pois as pessoas tentavam reaproveitar tudo o que fosse possível para manter a alimentação um pouco mais de tempo", menciona.


Caio Febo considera que a Linguagem e Argumentação dentro da Gastronomia é de suma importância. "É indispensável para nós porque precisamos nos comunicar no dia a dia", finaliza.

Deixe seu Comentário