Dourados – MS sexta, 29 de março de 2024
22º
Renove sua CNH
Dia-a-Dia

Kit escolar e uniformes chegam ao campo e aldeias

01 Mar 2016 - 06h00
Secretária Marinisa aproveita a entrega dos kits para fazer relato das ações da  Educação. - Crédito: Foto: AssecomSecretária Marinisa aproveita a entrega dos kits para fazer relato das ações da Educação. - Crédito: Foto: Assecom
A Prefeitura de Dourados através da Secretaria de Educação encerrou na semana passada, a entrega nas escolas da área urbana, dos kits de materiais escolares e uniformes implantados pela administração do prefeito Murilo. Ontem, o calendário foi iniciado nas escolas indígenas e rurais.


O kit de material escolar inclui caderno, lápis, borracha, lápis de cor e apontador. Nos anos finais, ao invés de lápis de cor, os alunos recebem caneta. Além disso, são entregues mochilas apenas às famílias que precisam, conforme triagem realizada pelas escolas juntamente com a Secretaria.


Os estudantes ainda recebem a camiseta de uniforme, blusão para o inverno e tênis com cadarços nas cores dos Jogos Olímpicos 2016 - porque Dourados é cidade celebração e vai receber a tocha olímpica. Pensando no dia a dia das famílias, a prefeitura mantém o mesmo padrão de uniforme dos anos anteriores, para que dessa forma os alunos possam aproveitá-los nos anos seguintes. Ao todo, já foram entregues pela administração do prefeito Murilo sete camisetas.


Os kits são entregues diretamente aos pais em todos os Ceims e escolas da Rede Municipal de Ensino. “Independe da chuva, os pais estão comparecendo em número muito grande para receber os kits. Temos entendido em conversa com os pais que estão muito gratos, pois isso colabora bastante com o orçamento das famílias”, afirmou a secretária de Educação, Marinisa Mizoguchi.


Ela lembra que os kits são de extrema importância e tem mostrado um resultado significativo. “Quando nós assumimos a administração, encontramos várias crianças, usando chinelo ou roupa surrada para ir à escola. Hoje, a gente consegue identificar que do portão para dentro, todos estão vestidos iguais, porque para nós todos são iguais e merecem se sentir assim”, afirmou Marinisa.


Durante as cerimônias de entrega, a Secretária ainda realiza ruma prestação de contas à comunidade escolar das ações implantadas ao longo dos anos em que está a frente da Secretaria.


Marinisa lembra que escolas estão alcançando o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), inclusive as escolas indígenas que antes possuíam índices baixíssimos e as escolas rurais que estão superando suas médias de notas. O índice é divulgado pelo Ministério da Educação (MEC) e mede a qualidade do ensino ofertado no país.


Um exemplo da qualidade de ensino oferecida e o cuidado da prefeitura com os alunos é o avanço conquistado nas escolas indígenas. Há três anos, pelo menos 50% dos alunos reprovavam todos os anos e, caso mantida essa proporção, hoje teríamos 2 mil reprovados. Mas, como foram implantadas ações nessas escolas, o índice caiu para 25% e no ano passado 700 alunos foram reprovados.

Deixe seu Comentário