Dourados – MS sábado, 20 de abril de 2024
15º
Dia-a-Dia

Jornada de Ed. Física encerra inscrições na 6ª

13 Jun 2011 - 21h54
Reunião define ultimos preparativos para a Jornada de Educação Física em Dourados - Crédito: Foto : DivulgaçãoReunião define ultimos preparativos para a Jornada de Educação Física em Dourados - Crédito: Foto : Divulgação
DOURADOS - A Associação dos Profissionais de Educação Física de Dourados – APEF-D e a Prefeitura Municipal através da Funced, em conjunto com Unigran, Secretaria Municipal de Educação, do Conselho Regional e do Sindicato dos Profissionais de Educação Física, realizam entre os dias 22 a 25, a VIII Jornada de Educação Física, Saúde, Esporte & Lazer em Dourados. O evento acontece na Unigran no Bloco I.

A Jornada tem o objetivo de qualificar profissionais e acadêmicos em um encontro que reúne os melhores especialistas no esporte do Estado.
De acordo com Mariza Araújo, presidente da APEF-D, durante a Jornada haverá uma mesa redonda onde será discutida a inserção do profissional de educação física na área de saúde.

Segundo o documento nº 138/2002 do CNE na qual deu-se um parecer em educação física para as duas vertentes: Atenção à Educação e Atenção à Saúde.

Especificamente a Resolução CNE nº 7/2004 onde insere na área da saúde o profissional de Educação Física, diz que ele deve estar apto a desenvolver ações de prevenção, promoção e reabilitação da saúde, formação cultural, da educação, da reeducação motora, do rendimento físico-desportivo, do lazer, da gestão de empreendimentos relacionados às atividades físicas, recreativas e esportivas.

Além de outros campos que oportunizem ou venham a oportunizar às práticas de atividades físicas, recreativas e esportivas necessárias ao bom desenvolvimento das ações de prevenção e de reabilitação da saúde, como também abriu um espaço para a participação efetiva dos profissionais de Educação Física nas políticas públicas de saúde a exemplo do Programa de Apoio a Saúde da Família (Nasf) e do Programa Nacional de Saúde na Escola.

A inserção da Educação Física na educação e saúde permitiu que as atividades que a constituem como: jogo, ginástica, exercício físico, esporte, dança, lutas entre outras possam ser praticadas e disponibilizadas à população de forma a atender as especificidades de intervenção dessas dimensões.

“Acreditamos que o profissional em educação física deve ser inserido na área de saúde, tendo o mesmo valor de um médico ou fisioterapeuta já que, podemos desenvolver ações para proteção e recuperação da saúde de pessoas de todas as idades”, disse Mariza, lembrando que essa mesa redonda tem o intuito de ampliar a discussão sobre a temática entre universitários e profissionais.

O evento oferece 60 vagas para cada um dos 14 cursos. Farão participação também do evento, os deputados federais Luiz Henrique Mandetta e Geraldo Rezende, ambos são membros da Frente Parlamentar em prol da atividade física e desenvolvimento humano.

No dia 22 ocorre o credenciamento à partir das 19h no auditório da Unigran no Bloco I, em uma mesa redonda com os professores Silvio Lobo Filho e Iguatemy Maria de Lucena Martins.

Deixe seu Comentário