Dourados – MS quinta, 25 de abril de 2024
20º
Dia-a-Dia

Indústria em retração projeta cenário ruim para 2016 em MS

17 Dez 2015 - 07h00
Setor da construção não projeta avanço para 2016 e prevê queda  na produção em todo Estado. - Crédito: Foto: DivulgaçãoSetor da construção não projeta avanço para 2016 e prevê queda na produção em todo Estado. - Crédito: Foto: Divulgação
Com 26.951 trabalhadores com carteira assinada distribuídos por 3.054 empresas, a indústria da construção civil em Mato Grosso do Sul registrou em 2015 uma queda de 8% sobre o valor da produção em relação ao ano passado – diminuindo de R$ 2,7 bilhões para R$ 2,5 bilhões -, quando a expectativa era de crescimento de 4,5%, conforme avaliação do presidente do Sindicato Intermunicipal da Indústria da Construção de Mato Grosso do Sul (Sinduscon/MS), Amarildo Miranda Melo, com base em dados levantados pelo Radar Industrial da Fiems. Ainda de acordo com ele, em decorrência do cenário negativo registrado em 2015, o segmento da construção civil no Estado, considerado um dos mais importantes do setor industrial, não projeta avanço para 2016, prevendo que a queda continue.


“Fatores como insegurança jurídica, além da instabilidade política e econômica afugentam os investidores e tornam o ambiente pouco propicio aos negócios. Dificuldades com o Minha Casa Minha Vida e Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) aliadas ao excesso de burocracia têm tornado o cenário ainda mais complicado”, declarou.


No entanto, apesar das dificuldades, o empresariado acredita que é possível reverter o cenário e vislumbra reação a partir de 2017. “Entendemos que se o Governo intensificar as Parcerias Público-Privadas (PPPs) e ter novas concessões para rodovias, portos e aeroportos podemos vislumbrar novos investimentos e dar mais ânimo para o segmento da indústria da construção civil”, declarou Amarildo Melo.


O presidente do Sinduscon/MS analisa que o cenário ruim de 2015 foi reflexo da retração registrada na economia nacional e que culminou com a paralisação de grandes obras em todo o território nacional, incluindo o Estado, onde a fábrica de nitrogenados em Três Lagoas parou, causando muitas demissões e provocando um saldo negativo na geração de empregos, que foi iniciado em 2014 e se agravou em 2015. “O cenário econômico atual conduz os empresários a agirem com cautela. Acreditamos que 2016 será de estagnação”, declarou.

Deixe seu Comentário