Dourados – MS quinta, 28 de março de 2024
30º
Renove sua CNH
Dia-a-Dia

Imasul fará vistorias semestrais em barragens de minério de MS

06 Jan 2016 - 09h31
Técnicos dão continuidade à fiscalização ambiental em barragens de minério de Ladário e Corumbá. - Crédito: Foto: Lécio AguileraTécnicos dão continuidade à fiscalização ambiental em barragens de minério de Ladário e Corumbá. - Crédito: Foto: Lécio Aguilera
As barragens de resíduos minerais localizadas nos municípios de Ladário e Corumbá serão vistoriadas a cada seis meses por equipes técnicas do Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul.


O acompanhamento semestral dará continuidade a fiscalização ambiental realizada nos dias 7 e 8 de dezembro em 15 reservatórios de contenção.


“As fiscalizações semestrais estão dentro do procedimento de acompanhamento que o Imasul já havia previsto. As vistorias permitem garantir a manutenção dos baixos níveis de riscos de acidentes, como foi constatado nas últimas vistorias técnicas”, explica o diretor presidente do Imasul e titular da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Econômico, Jaime Verruck.


Nas vistorias realizadas pela equipe técnica multidisciplinar (oito técnicos do Imasul juntamente com três profissionais do CREA) no mês passado foram verificadas três barragens de contenção para rejeito de manganês e doze de minério de ferro da Mineradora Vale nas minas de Santa Cruz e Urucum.


Pelo risco de acidentes, todas as 14 barragens da mina Urucum foram enquadradas na categoria de Muito Pequeno. A barragem Gregório, da mina de Santa Cruz, foi classificada como de risco Médio. Foi constatada ainda a boa conservação dos taludes, os planos inclinados dos reservatórios cuja função é garantir a estabilidade.


“Também não foram constatados riscos de rompimento. Mesmo se houvesse um eventual rompimento, os impactos negativos seriam localizados nas proximidades das minas, inexistindo risco às populações”, avalia Ricardo Éboli, diretor de Licenciamento do Imasul.

Deixe seu Comentário