Dourados – MS quinta, 28 de março de 2024
29º
Renove sua CNH
Ciência e Tecnologia

IFMS divulga regras para participação em feiras científicas

04 Ago 2016 - 18h03
IFMS divulga regras para participação em feiras científicas -
Estudantes interessados em apresentar projetos de pesquisa nas feiras de ciência e tecnologia do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) já podem consultar as regras de participação no edital publicado na Central de Seleção, no endereço www.ifms.edu.br/centraldeselecao. Os eventos fazem parte da programação da Semana de Ciência e Tecnologia 2016, prevista para outubro.

Além das feiras em Aquidauana (Feciaq), Campo Grande (Fecintec), Corumbá (Fecipan), Coxim (Fecitecx), Nova Andradina (Fecinova), Ponta Porã (Fecifron) e Três Lagoas (Fecitel), serão realizadas pela primeira vez a Feira de Ciência e Tecnologia da Grande Dourados (Fecigran), a Feira de Ciência e Tecnologia da Região Sudoeste em Jardim (Fecioeste) e a Feira de Ciência e Tecnologia de Naviraí (Fecinavi).

"Neste ano, estamos ampliando as feiras para os municípios de Dourados, Jardim e Naviraí e suas áreas de abrangência. Isso contribui para a popularização da ciência e tecnologia em Mato Grosso do Sul, por isso esperamos a participação não só dos nossos estudantes, mas de toda a comunidade", apontou a diretora de Pesquisa do IFMS, Tatiane de Araújo.

Podem participar da seleção trabalhos desenvolvidos por estudantes do 6º ao 9º ano do ensino fundamental, ensino médio ou do técnico integrado de nível médio de escolas públicas ou privadas, além de egressos do técnico integrado do IFMS que tenham terminado seus cursos a partir de novembro de 2015.

A escola na qual o estudante está matriculado deve constar na área de abrangência do campus onde o trabalho está sendo submetido.

Regras – Cada trabalho deve ter no mínimo um estudante e um orientador, que precisa ter vínculo empregatício com instituições de ensino ou ser servidor público. É permitida a participação de, no máximo, três estudantes nas propostas do ensino médio e cinco nos projetos do ensino fundamental. Pode haver ainda um coorientador por trabalho.

Os projetos devem estar inseridos nas áreas de ciências biológicas e da saúde, ciências exatas e da terra, ciências humanas e sociais aplicadas, engenharias e ciências agrárias ou multidisciplinar (áreas de conhecimento entrelaçadas).

Demais normas devem ser consultadas no edital da seleção.

Inscrições – São gratuitas e deverão ser feitas pelo orientador do trabalho entre 9 de agosto e 9 de setembro, exclusivamente pela internet. O acesso ao sistema será disponibilizado posteriormente na página da Semana de Ciência e Tecnologia do IFMS. O endereço é www.ifms.edu.br/semanact.

A inscrição prevê o cadastro de informações sobre o projeto, orientador, autores e um resumo do trabalho, conforme o modelo que será disponibilizado na Central de Seleção.

A análise da documentação, homologação das inscrições e avaliação dos resumos serão realizadas por um comitê de pré-avaliação e seleção, formado por professores do campus onde cada feira será realizada.

Entre os aspectos a serem avaliados na elaboração dos resumos estão criatividade e inovação, conhecimento científico do tema, organização e clareza de ideias, e adequação à norma culta de linguagem.

A lista de trabalhos selecionados deve ser divulgada até 30 de setembro.

Feiras – Serão promovidas durante a Semana de Ciência e Tecnologia da instituição, entre 17 e 22 de outubro, de acordo com a programação de cada campus.

Os trabalhos serão avaliados por professores e pesquisadores do IFMS e demais instituições afins. Todos os participantes serão certificados, e os melhores trabalhos em cada categoria serão premiados.

Os dois melhores trabalhos de nível fundamental e médio de cada feira serão credenciados para participação na Feira de Tecnologias, Engenharias e Ciências de Mato Grosso do Sul (FETEC/MS), que ocorrerá em novembro, em Campo Grande.

Em 2015, foram selecionados 277 projetos para as feiras científicas do Instituto, sendo 137 desenvolvidos no IFMS e 140 de outras instituições.

Deixe seu Comentário