Dourados – MS quinta, 25 de abril de 2024
28º
UEMS - Pantanal
Trânsito

Idosos reclamam de falta de vagas no rotativo

07 Jul 2016 - 18h54
Idosos reclamam que vagas estão sempre ocupadas no estacionamento rotativo em Dourados. - Crédito: Foto: Hedio FazanIdosos reclamam que vagas estão sempre ocupadas no estacionamento rotativo em Dourados. - Crédito: Foto: Hedio Fazan
Encontrar vaga para idoso no estacionamento rotativo em Dourados tem se tornado cada vez mais difícil. Com uma população que cada vez mais envelhece, os 63 espaços destinados a este público têm sido muito concorrido e a reclamação é grande. Atualmente, o rotativo em Dourados oferece 1219 vagas, das quais 5% para idosos e 2% destinadas às pessoas deficientes.


O aposentado José Pereira Pinto, 82 anos, diz que sempre encontra dificuldades para estacionar o carro. Ele informa que tem o cartão de estacionamento, mas isso nunca ajuda. Quando procura uma vaga preferencial, está ocupada. "Sempre tenho que deixar em estacionamento pago porque não há vagas para idosos", afirma.


Ele reclama sobre a presença de apenas uma vaga em quarteirões em frente a agências bancárias, lugar mais disputado. "O engraçado é que tirei o cartão de estacionamento há muitos anos e sempre encontrei problemas. Até mesmo pessoas jovens usam a vaga de idoso, um grande desrespeito", complementou.


Quem também não encontra vaga é a administradora financeira Dalila Lasmar, 62 anos. Assim que completou 60, ela fez a carteira de idoso, mas também sempre teve dificuldade de encontrar vaga. "Acho estranho criarem um serviço sem estrutura o suficiente para atender aos idosos. Todos sabem que a população está envelhecendo cada vez mais e alguma coisa deve ser feito", questiona.


A diretora de trânsito da Agência Municipal de Trânsito (Agetran), Fabiane Amorim, diz que as 63 vagas dos idosos e as 24 das pessoas deficientes foram criadas de acordo com a legislação nacional de trânsito. "Nós obedecemos à lei que é clara: 5% das vagas devem ser para idosos e 2% para pessoas deficientes. Sabemos que a população de idosos vem crescendo, mas não temos condições de atender a todos", informa. Em Dourados, 3081 idosos têm a carteira de estacionamento no rotativo.


A população do município, segundo estimativas do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE) para 2015 é de 212 mil pessoas. Há ainda uma população flutuante de universitários de outras cidades e que passa de 10 mil pessoas. O último censo que aponta o quantitativo de população por idade é de 2010. Segundo o IBGE, naquele ano havia 17, 5 mil idosos com 60 anos ou mais.

Mais Vagas


A empresa que administra o estacionamento rotativo em Dourados, EXP Parking, está em fase de implantação de sinalização horizontal nas vagas e de finalização do sistema "cartão inteligente". Carregado com energia solar, esse dispositivo será responsável por fazer a comunicação via radioconferência com outro dispositivo, um poste metálico, já instalado ao lado das vagas. A entrada e partida do condutor do estacionamento são automáticas.


Concluída esta etapa, na segunda quinzena deste mês, a EXP irá começar a implantar a ampliação de vagas, que passará de 1219 para 2219. O rotativo chegará até a loja Havan e compreenderá todas as transversais entre as ruas Weimar Gonçalves Torres e Joaquim Teixeira Alves. O valor do estacionamento é de R$ 2 por hora e motociclistas não vão pagar, conforme havia cogitado a prefeitura no início do ano.

Deixe seu Comentário