Dourados – MS sexta, 18 de setembro de 2020
Dourados
33º max
19º min
CURSO

HU realiza curso de reanimação neonatal

31 Mar 2016 - 10h20
HU-UFGD capacita equipe para reanimação de recém-nascidos. - Crédito: Foto: Assessoria UFGDHU-UFGD capacita equipe para reanimação de recém-nascidos. - Crédito: Foto: Assessoria UFGD
Curso de atualização recomendado pelo Ministério da Saúde e certificado pela Sociedade Brasileira de Pediatria, está proporcionando aos profissionais do Hospital Universitário da Universidade Federal da Grande Dourados (HU-UFGD) capacitação para reanimação de recém-nascidos.


De acordo com o Ministério da Saúde, a asfixia está presente em cerca de 20% dos óbitos no período perinatal e um em cada dez recém-nascidos precisa de manobras de reanimação para iniciar e manter a respiração no momento do nascimento. Pelos cálculos do Ministério da Saúde, 300 mil recém-nascidos serão beneficiados por ano no Brasil, com atendimento de reanimação especializado.


O curso de capacitação destina-se a médicos, enfermeiros, residentes e técnicos de enfermagem que atuam no atendimento neonatal no HU-UFGD. De acordo com a médica pediatra Patrícia Fernandes, instrutora da capacitação, os profissionais são divididos em grupos de oito pessoas, de acordo com a categoria profissional a que pertencem.


"Cada grupo recebe aula teórica e treinamento prático, com média de 8 horas de atividades. Nosso objetivo é oferecer a capacitação a todos os profissionais do hospital até o final deste ano", afirma a instrutora. Pelo cronograma, o curso será oferecido mensalmente. A enfermeira obstetra, Tatiane Felizari Greghi Nasser, que participou do curso em 2015, diz que o treinamento é essencial ao aperfeiçoamento.

Deixe seu Comentário