Dourados – MS quinta, 28 de março de 2024
24º
Renove sua CNH
Dia-a-Dia

HU promove palestra sobre leishmaniose

16 Mar 2011 - 11h35
HU promove palestra sobre leishmaniose -
DOURADOS – Com o tema ‘Leishmaniose: aspéctos clínicos e epidemiológicos’, será realizado às 19h de hoje no Hospital Universitário (HU) uma palestra em que irá abordar o diagnóstico, o tratamento e a situação dos casos da doença em Mato Grosso do Sul. O evento é uma promoção da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD).


As palestrantes serão as professoras doutoras Maria Elizabeth Moraes Cavalheiros e Ana Lúcia Lyrio de Oliveira, ambas da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). Elizabeth é bioquímica e Ana Lúcia atua na área de infectologia.

Profissionais da área da saúde, estudantes de graduação e pós-graduação, bem como a comunidade em geral estão convidados a participar do evento. A palestra será realizada na sala de mestrado profissional em vigilância da saúde da Fiocruz, no HU.

Durante o evento serão abordados os dois tipos de leishmaniose: a tegumentar e a visceral. A primeira também é conhecida popularmente pelos nomes de “úlcera de bauru”, “nariz de tapir” e “ferida brava”, e se caracteriza por apresentar feridas indolores na pele ou mucosas do indivíduo afetado.

É o tipo mais grave. A visceral é transmitida por mosquitos de tamanho diminuto e de cor clara, que vivem em ambientes escuros, úmidos e com acúmulo de lixo orgânico. Ela infecta humanos e animais.

Deixe seu Comentário