Dourados – MS quarta, 24 de abril de 2024
21º
Dia-a-Dia

Hemocentro convoca doadores de sangue

24 Mar 2011 - 21h10
Hemocentro convoca doadores de sangue -
DOURADOS – O Hemocentro de Dourados está com deficit no estoque de hemoderivados para atender à rede pública e privada de Saúde local e municípios vizinhos. Segundo a assistente social, Rosa Fernandes, falta todo tipo de sangue, especialmente o ‘doador universal’ (O), devido à baixa frequência de doações e a demanda crescente de cirurgias, especialmente as cardíacas, que consomem muitas bolsas de um dos componentes do sangue, as plaquetas, geralmente utilizadas para estancar hemorragias.

O deficit no banco de hemoderivados pode agravar a partir de abril, quando começa a campanha de vacinação contra a gripe comum, a Influenza sazonal. A vacina deixa inapto, durante 30 dias, o doador que for imunizado.

#####PODEM DOAR

Interessados em doar sangue devem comparecer ao Hemocentro bem alimentados e munidos de documento de identidade com foto, estar bem de saúde, ter entre 18 e 65 anos, pesar mais de 50 quilos, evitar bebidas alcoólicas 12 horas antes e alimentos gordurosos nas quatro horas que antecedem a doação.
#####NÃO PODEM DOAR
Estão inaptos à doação de sangue quem teve hepatite após os 10 anos de idade, portadores do vírus HIV ou de alguma doença infecciosa transmitida pelo sangue, diabéticos que usam insulina ou anti-hipoglicemiantes por via oral, mulheres grávidas ou que estão amamentando, com febre, menos de 50 quilos ou que tiveram perda inexplicada de 10% do peso em um mês.


Também não podem doar, epiléticos ou com crise de asma, quem passou por cirurgia, recebeu transfusão, tatuagem ou piercing há menos de um ano. Quem teve dengue deve aguardar três meses para doar. Pacientes que passaram por exame de endoscopia também devem aguardar um ano para voltar a doar sangue.
O Hemocentro fica anexo ao Pronto Atendimento Médico (PAM), na Vila Industrial e a coleta é das 6h30 às 12h. Mais informações: 3424-0400 e 3424-4192.


#####GRIPE
Dourados pretende imunizar gratuitamente em torno de 20 mil pessoas durante a campanha que vai de 25 de abril a 13 de maio. No sábado, 30 de abril, dia “D” da campanha, a vacina vai estar disponível em todos os postos de saúde para grupos de risco que inclui pessoas com idades acima de 60 anos e indígenas.
Também serão imunizados crianças de seis meses a dois anos, gestantes e servidores da Saúde, como médicos, enfermeiros e atendentes, que estão em permanente contato com pacientes. Este ano o Ministério da Saúde não vai lançar campanha específica contra a gripe A (suina) já que a Organização Mundial de Saúde (OMS) retirou o alerta de pandemia, porque os casos registrados são esporádicos.


Deixe seu Comentário