Dourados – MS quarta, 24 de abril de 2024
21º
GUARDA MIRIM

Guarda Mirim completa 1º ano em Dourados

31 Mar 2016 - 10h13
Guarda Municipal de Dourados, instalada hoje no Douradão,  reivindica agora sede própria. - Crédito: Foto: DivulgaçãoGuarda Municipal de Dourados, instalada hoje no Douradão, reivindica agora sede própria. - Crédito: Foto: Divulgação
Em 31 de março de 2015 foi criada, oficialmente, a Guarda Mirim de Dourados, resultado do esforço pessoal do servidor público e ex-coordenador local do Comissariado de Menores por mais de 15 anos no Município, João Frazão, e de um grupo de voluntários que se juntou a ele para estruturar a entidade, a partir dos ‘escombros’ deixados pela antiga Patrulha Mirim, que quase perdeu o patrimônio existente na região do bairro João Paulo II.


Agora, depois dessa iniciativa de Frazão, atualmente um grupo de 105 adolescentes, entre meninos e meninas, já fazem parte da primeira turma da Guarda Mirim de Dourados, e cursam atividades que compreendem disciplina, hierarquia, defesa pessoal, primeiros socorros, higiene e saúde, relações interpessoais, educação ambiental e de trânsito, cidadania e direitos humanos, entre outras práticas, assistidos por educadores e palestrantes que emprestam conhecimentos para esse processo.


Na avaliação do presidente João Frazão, 2015 foi um ano marcante para esses adolescentes. "Conseguimos resgatar a cidadania para um grupo de jovens que teriam dificuldades de ingresso no mercado sem esse programa de ensino que está sendo oferecido pela Guarda".


Frazão lembra que a população sabia do desgaste que foi a antiga Patrulha Mirim, os envolvimentos com a Justiça, "muitos ainda não esclarecidos, porém, contamos com um grupo de pessoas de bem que se uniram em torno do projeto da Guarda e hoje ela é uma realidade".


O grupo já recebe aulas diariamente e até julho deverá realizar a formatura da primeira turma, homenageando o coronel da Polícia Militar, Francisco Libório da Silveira. Em breve, também, serão abertas inscrições para a segunda turma de alunos, atendendo o grande volume de pessoas que procuram a Guarda com esse objetivo.


O presidente da Guarda Mirim destacou o apoio das instituições de segurança, da Câmara, do prefeito Murilo Zauith que cedeu a área doada à antiga Patrulha Mirim para a instalação da Guarda e do governador Reinaldo Azambuja que se prontificou em colaborar para a reestruturação do espaço físico, "e de quem continuamos aguardando as providências anunciadas", disse Frazão.


Com o apoio da Prefeitura, através da Funed, a Guarda Mirim está instalada no estádio Douradão e, em maio, vai realizar o show de prêmios [10mil cartelas estão distribuídas na cidade e região para o sorteio de um Palio Okm, duas motos, dois aparelhos de TV, e mais de 40 prêmios adicionais].

Deixe seu Comentário