Dourados – MS quinta, 25 de abril de 2024
22º
Dia-a-Dia

Greve na UFGD completa uma semana

21 Jun 2011 - 06h48
Greve na UFGD completa uma semana -
DOURADOS – Hoje chega ao sétimo dia a paralisação dos técnicos administrativos da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD). Iniciada na quarta passada, a greve de mobilização nacional por reivindicação de melhores salários ainda está longe de ter um desfecho.


O Hospital Universitário de Dourados, gerenciado pela UFGD, ainda não aderiu à paralisação. A comissão de greve formada por seis servidores da universidade e do HU encerrou ontem o mapeamento dos setores que deverão ter seus serviços reduzidos. Agora, a próxima etapa é anunciar por onde começar a greve no maior hospital público da cidade.

Franz Maciel, um dos coordenadores do Sindicato dos Técnicos Administrativos da UFGD, disse que o HU está em estado de greve e assim que tomada qualquer decisão de paralisação será anunciada com antecedência à diretoria do hospital e à reitoria da UFGD. “Trata-se de uma paralisação cautelosa, dessa forma toda a ação que tomarmos será discutida com as direções”, disse o sindicalista.

Mesmo assim, ele disse que os 497 técnicos administrativos do HU vão aderir ao movimento grevista, de forma gradativa. Na UFGD os cerca de 300 servidores já estão trabalhando em regime de escala de plantão. Em cada setor, os técnicos estão revezando durante os turnos, de forma a não paralisar 100% as atividades.

O quadro de técnicos administrativos do HU é diferente da UFGD. No hospital é formado por médicos e os demais profissionais da área da saúde, bem como de atendentes e funcionários do serviços gerais. Ficam de fora somente os médicos concursados pela Faculdade de Medicina da UFGD e que, por ventura, prestam serviços no HU.

Já na UFGD o quadro de técnicos administrativos é composto por servidores da área administrativa e não envolve nenhum professor. Entretanto, a paralisação dos técnicos pode influenciar diretamente no andamento letivo, principalmente nas aulas práticas onde os laboratórios são administrados pelos técnicos administrativos.

AÇÃO SOCIAL

Como forma de chamar a atenção da sociedade sobre o movimento grevista nacional das universidades federais, os técnicos administrativos da UFGD prepararam duas ações sociais. A primeira delas será realizada na manhã de hoje com a doação de sangue no Hemocentro de Dourados.

A próxima será realizada na semana que vem – em data a ser definida – na praça Antônio João. De acordo com Franz Maciel a proposta é levar uma série de atendimentos à população que passar pela praça. Como o quadro de servidores é composto por profissionais de diferentes áreas do conhecimento, haverá, segundo ele, atendimento na área de saúde e educação, por exemplo. Outra atividade será na área de informática. Essa ação já está confirmada. Os técnicos da UFGD estarão formatando computadores, tudo de graça.

GREVE NACIONAL

A mobilização da greve nacional teve início em 6 de junho, a partir de deliberação nacional, em Brasília, pela Federação de Sindicatos de Trabalhadores das Universidades Brasileiras (Fasubra). Já houve uma conversa com o Ministro da Educação, Fernando Haddad, sobre a situação dos grevistas em todo o país, que já compreende 45 universidades federais. Agora, as negociações deverão seguir para o Ministério do Planejamento.

Deixe seu Comentário